Os compradores de vans, especialmente os viúvos da VW Kombi, estão bastante familiarizados com os modelos da Jinbei. A marca chegou ao Brasil em 2008 e aparentemente deixou de ser importada em 2016, provavelmente devido à crise. Mas alguém mais se interessou por ela além de nossos perueiros. Foi a Renault, que anunciou na sexta (15) uma nova joint-venture com a Brilliance, que controla a Jinbei. E usará a fábrica já existente em Dadong para produzir 150 mil unidades por ano de modelos Renault, Jinbei e Huasong até 2022.
Na mira da joint-venture, chamada de Renault-Brilliance-Jinbei Automotive Company, estão minivans (provavelmente da Renault), furgões e vans médios e grandes. E também um segmento de mercado que, sozinho, responde por mais de 3 milhões de unidades todo ano na China. E ele ainda está em expansão. A produção brasileira anual, em bons anos, nunca chegou a 4 milhões de unidades no total, incluindo todos os segmentos. Os licenciamentos também, com o recorde registrado em 2012, com 3,8 milhões de carros vendidos.
O negócio envolveu a compra de 49% das ações da Shenyang Brilliance Jinbei Automobile Co. Como sócia, a Renault dinamizará as operações da Jinbei, com investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, além de eletrificação dos sistemas propulsores, com híbridos e elétricos puros. O primeiro modelo Renault deverá sair da fábrica em 2020. Com relação às vans Jinbei, será que essa não é uma boa oportunidade de a Renault finalmente tomar o trono que vagou com a morte da Kombi? Ainda há muita gente procurando uma substituta à altura do preço e da versatilidade da veterana da Volkswagen...