Após lançar a nova geração da 2500 (a partir de R$ 469.990) e a invocada 1500 Rebel (R$ 460.990), a RAM amplia a sua gama de picapes grandes no Brasil com o modelo 3500. A maior picape vendida oficialmente no Brasil chega importada do México em três versões: Laramie (R$ 484.990), Laramie Night Edition (R$ 509.990) e a luxuosa Limited Longhorn (R$ 529.990).
USINA DE FORÇA
Independentemente da versão, a RAM 3500 é sempre equipada com o motor Cummins de 6.7 litros turbodiesel de seis cilindros em linha. É o mesmo propulsor da RAM 2500, mas recalibrado para gerar 377 cv de potência a 2.800 rpm e 117,2 kgfm de torque entre 1.150 e 1.700 rpm (ganho de 12 cv e 6,5 kgfm).
Outra diferença é a adoção do sistema do agente redutor Arla 32 para reduzir as emissões. O tanque de combustível, por sua vez, comporta 117 litros de diesel para saciar a sede do motorzão “seis-em-linha”.
Assim como a 2500, a RAM 3500 é dotada de câmbio automático de seis marchas e tração 4x4 com acionamento eletrônico, reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.
FORÇA BRUTA
Outra particularidade da RAM 3500 é a suspensão traseira de feixes de molas semielípticas, que substitui o conjunto de molas helicoidais usado na 2500. Mais robusto, esse conceito – o mesmo usado em caminhões e na Fiat Strada - permite à picape rebocar 9.021 kg e levar 1.752 kg de carga útil (soma dos pesos do veículo, ocupantes, combustível e carga).
CNH CATEGORIA C
Pelo fato de exceder o Peso Bruto Total de 3.500 kg (soma do peso do veículo vazio e da capacidade de carga útil), a RAM 3500 só pode ser conduzida em vias públicas por motoristas habilitados com CNH de categoria C. Por ser enquadrada por lei como um caminhão, a picape ainda tem de respeitar as restrições de circulação em centros urbanos e o limite de velocidade de 90 km/h em rodovias.
Além do peso em ordem de marcha de caminhão pequeno (3.665 kg), estamos falando de um veículo que mede 6,06 metros de comprimento, 2,12 m de largura, 2,03 m de altura e 3,78 m de distância entre-eixos.
O volume da caçamba de 1,94 m de comprimento, 1,30 m de largura e 51 cm de altura varia é de 1.628 litros. A capacidade cai para 1.280 litros quando equipada com os compartimentos laterais RamBox (122 litros cada).
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
RAM 3500 Laramie (R$ 484.990): central multimídia UConnect com tela vertical de 12 polegadas com GPS integrado e compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, sistema de câmeras com visão de 360º e de caçamba, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de som Alpine, cancelamento ativo de ruído, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, estribos laterais fixos, controle eletrônico do freio de reboque, faróis full-LED com acendimento e comutação automáticos do facho alto, controle de cruzeiro, sensor de ponto cego, bancos revestidos de couro e Alcantara (camurça sintética), console central modular, sobretapetes com borda elevada, rodas de liga leve de 18”.
RAM 3500 Laramie Night Edition (R$ 509.990): itens da Laramie, mais retrovisor interno digital (exibe imagem da câmera traseira), sistema de som premium Harman Kardon, estribo lateral retrátil elétrico, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, sistema de permanência em faixa, faróis e lanternas com máscara negra, parachoques na cor da carroceria, emblemas escurecidos, interior com acabamento na cor preta, luzes de cabine e bancos traseiros laterais com aquecimento.
RAM 3500 Limited Longhorn (R$ 529.990): equipamentos da Laramie Night Edition com o acréscimo de faróis de LED Matrix, ganchos de reboque cromados, grade exclusiva cromada, rodas com acabamento exclusivo, bancos com revestimento de couro natural e acabamento em madeira no volante, portas, painel e console central.
Opcionais: pré-disposição para a instalação de engate tipo quinta roda (sem custo) e pintura bicolor branca e marrom (R$ 10 mil).