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RAM Classic aposta na força do V8 para brigar com picapes médias

Picape chega em setembro com motorização de 400 cv, alto nível de conforto e porte avantajado

Vivendo o seu melhor momento no Brasil, a RAM aumenta o seu portfólio lançando no país a RAM Classic, modelo que chega para competir contra as versões topo de linha das picapes médias movidas a diesel com preços acima dos R$ 300 mil. A novata terá o preço divulgado apenas no dia 15 de setembro apostando no porte mais avantajado e na mística do motor V8 para conquistar novos clientes para a marca.

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Como é a RAM Classic

Importada do México, a RAM Classic é baseada na geração anterior da RAM 1500 (a nova geração é vendida no país na versão Rebel). O modelo chega em meados de setembro como uma opção mais em conta para que a RAM tenha uma picape abaixo dos R$ 400 mil para competir contra Chevrolet S10 High Country (R$ 313.190), Ford Ranger Limited (R$ 321.090), Toyota Hilux GR-Sport (R$ 354.790) e Volkswagen Amarok Extreme V6 (R$ 332.180).

A RAM Classic será vendida no Brasil nas versões Laramie e Night Edition. A primeira tem uma proposta mais sofisticada, com acabamento cromado na grade frontal e nas rodas de liga leve de 20 polegadas. A Night Edition é basicamente uma Laramie com visual mais esportivo, que troca os cromados pela pintura preta brilhante.

Independentemente da versão, a RAM Classic é sempre equipada com o motor HEMI 5.7 V8 aspirado a gasolina, que entrega 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Esse propulsor é combinado a um câmbio automático de oito marchas e tração 4x4 com reduzida.

Cerca de meio metro mais comprida que as picapes médias vendidas no país, a RAM Classic mede 5,81 metros de comprimento, 2,01 m de altura, 1,97 m de largura e 3,57 m de entre-eixos. Ainda assim, ela é menor que as irmãs da nova geração: RAM 1500 Rebel (R$ 469.990), RAM 2500 (R$ 456.990) e RAM 3500 (R$ 484.990).

Apesar do porte e das duas toneladas e meia de peso (2.553 kg, para ser exato), a RAM Classic leva menos carga que uma Fiat Strada, por exemplo. Enquanto a picape compacta pode levar até 720 kg, a RAM Classic comporta apenas 531 kg. Dessa forma, ela não atende à lei brasileira, que exige capacidade mínima de carga de uma tonelada para poder ser equipada com motor a diesel.

Primeiras impressões: gigante dócil impressiona mais pelo conforto

A KBB Brasil teve um rápido contato com a RAM Classic no Circuito Panamericano, o complexo de pistas de testes da Pirelli no interior paulista. Embora não seja o ambiente mais propício para avaliar uma picape, o autódromo serviu para verificar que a 1500 Classic atenderá bem o público endinheirado que quer ter um veículo de passeio confortável no uso cotidiano, mas potente e robusto para viagens e atividades de lazer.

Capaz de levar a picape da imobilidade aos 100 km/h em 7,7 segundos, o motorzão V8 aspirado empolga mais pelo belo ronco do que pelas respostas ao acelerador. Além de lidar com os mais de 2.500 kg da picape, o propulsor só dispõe de toda a sua força e potência em rotações mais elevadas - diferentemente dos propulsores turbodiesel, que entregam o torque máximo a baixos giros.

O câmbio automático de oito marchas, configurado para favorecer o desempenho da RAM Classic durante o reboque de implementos de até 3.534 kg (com freio), também não contribui para uma tocada mais esportiva. Ainda assim, o motorista pode limitar a troca de marchas em dois botões no volante, o que confere alguma agilidade em retomadas. Esse recurso serve para evitar que a transmissão avance ou reduza alguma marcha enquanto a picape está puxando alguma carga pesada ou encarando algum trecho acidentado no fora-de-estrada.

No entanto, é pouco provável que o comprador da RAM Classic vá colocar a picape no batente. Segundo a própria RAM, os potenciais clientes são mais urbanos e procuram um veículo diferente dos SUVs para fazer longas viagens rebocando trailers ou transportando motos, entre outros equipamentos, na caçamba – revestida com Bedliner, um material que protege a lataria de amassados e riscos.

E nesse quesito a RAM Classic vai agradar em cheio, pois o seu nível de conforto é digno de carro de luxo. As suspensões, de molas helicoidais nas quatro rodas, garantem um rodar extremamente macio no asfalto e boa estabilidade nas curvas. Em velocidades mais altas, a RAM Classic transmite mais confiança ao motorista do que as picapes médias com as quais o mercado brasileiro está habituado.

Já o interior espaçoso acomoda com espaço de sobra cinco ocupantes, que têm à disposição bancos com aquecimento e ventilação e saídas do ar-condicionado de duas zonas até mesmo para quem viaja na parte de trás da cabine. A parte de entretenimento e conectividade fica a cargo do sistema de som Alpine e da central multimídia Uconnect de 8 polegadas com GPS nativo e compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Apesar dessas benesses, que incluem a regulagem elétrica dos pedais de acelerador e freio, a picape fica devendo o ajuste de profundidade do volante.

Veredito – A RAM Classic tem atributos para agradar o público que quer unir a versatilidade de uma picape com o conforto de um carro de passeio. Apesar do seus quase 6 metros de comprimento, a grandalhona é dócil e fácil de guiar (só vai exigir algumas manobras a mais na hora de estacionar). O seu sucesso em nosso mercado vai depender muito da faixa de preços na qual ficará posicionada. Se chegar custando por volta de R$ 350 mil, terá condições de mudar a decisão de muita gente que está pensando em comprar uma picape média topo de linha.

Teste-drive a convite da RAM

Ficha técnica

Motor: dianteiro, longitudinal, 5.7 V8, 16 válvulas, aspirado, a gasolina, comando único de válvulas no bloco, injeção multiponto de combustível
Potência: 400 cv a 5.600 rpm
Torque: 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Câmbio: automático de oito marchas
Tração: traseira, 4x4 temporária com reduzida e diferencial traseiro deslizante
Suspensão dianteira: braços triangulares (duplo A) com rodas independentes e barra estabilizadora, amortecedores de tubo duplo e molas helicoidais /
Suspensão traseira: eixo rígido, braços quíntuplos (five-link), barra estabilizadora, amortecedores de tubo duplo e molas helicoidais
Freios dianteiros: discos ventilados de 336 mm com ABS e EBD
Freios traseiros: discos sólidos de 352 mm com ABS e EBD
Dimensões: 5.816 mm de comprimento/ 2.017 mm de largura/ 1.970 mm de altura/ 3.570 mm de distância entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 2.553 kg
Tanque de combustível: 98 litros
Volume da caçamba: 1.424 litros
Capacidade de carga: 531 kg
Capacidade de reboque: 3.534 kg
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,7 segundos
Velocidade máxima: 174 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo Inmetro: Cidade: 5,2 km/l / Estrada: 6,4 km/l

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