Após cerca de 8,5 milhões de unidades produzidas, o Volkswagen Gol encerra a sua história de 42 anos nesta sexta-feira (23). Segundo a revista Quatro Rodas, hoje é o último dia oficial de produção do compacto na fábrica de Taubaté (SP), onde o modelo foi feito desde 1980.
A data foi escolhida propositalmente para estar alinhada com as férias coletivas dos funcionários da fábrica no interior paulista entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro 2023. A linha de produção permanecerá parada até o dia 6 do próximo mês.
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Nesse período, a unidade de Taubaté será adequada para o início da fabricação do Polo Track, no dia 9 de janeiro. Sucessor do Gol e novo modelo de entrada da Volkswagen no Brasil, o modelo é construído a partir da moderna plataforma modular MQB, arquitetura que a empresa vem implantando na fábrica paulista desde 2021 como parte do investimento de R$ 7 bilhões previsto para a América Latina até 2026.
A produção do Polo Track em Taubaté terá início de forma gradativa, operando em apenas um turno de trabalho, uma vez que o segundo turno entrará em férias coletivas.
Volkswagen Gol sempre foi produzido em Taubaté (SP)
Tem, mas acabou
A Volkswagen apresentou recentemente o Gol Last Edition, a série especial de despedida limitada a mil unidades. No entanto, esses carros não foram os últimos exemplares a saírem da linha de produção de Taubaté. Esses modelos teriam sido feitos entre outubro e novembro para atender os pedidos dos clientes da marca. Outras milhares de unidades do Gol foram fabricadas desde então.
VW Polo Track: como é o sucessor do Gol
Diferentemente dos rumores que afirmavam que o Polo Track teria um visual com uma pegada aventureira, o modelo estreia a partir de R$ 79.990 com uma aparência simples como o próprio Gol. O desenho do para-choque dianteiro e da grade frontal é a principal diferença estética do modelo em relação às outras versões do hatch. Os faróis são os mesmos do Polo antes da reestilização.
Na traseira, as lanternas são escurecidas e o emblema “Track” no meio da tampa do porta-malas ocupa o lugar do nome do carro. Um acabamento preto na área da placa também é outro diferencial da versão. Já o interior traz bancos revestidos de tecido cinza com costuras na cor laranja e um rádio mais simples com Bluetooth no lugar da central multimídia Composition Touch.
O Polo Track é equipado de série com airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, ar-condicionado, direção elétrica e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.
O rádio citado anteriormente é oferecido como opcional, assim como o volante multifuncional, o computador de bordo, as entradas USB e a antena no teto. Esses itens estarão presentes de série nos carros da pré-venda.
A motorização é a conhecida MPI 1.0 flex aspirada de três cilindros, que entrega 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas - mesmo conjunto que vinha sendo utilizado pelo Gol.