O Volkswagen Polo 2023 foi lançado há algumas semanas com visual retocado, mudanças nos equipamentos e nova motorização 1.0 turbo. O hatch é oferecido nas versões MPI (R$ 82.990), TSI (R$ 92.990), Comfortline (R$ 101.990) e Highline (R$ 109.990). As configurações Track, que será mais barata que a MPI, e a esportiva GTS serão lançadas no ano que vem.
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Visualmente, o Polo 2023 teve o visual frontal atualizado com nova grade e faróis em LED mais estreitos, presentes em todas as versões. Já o para-choque segue o estilo do Polo europeu, redesenhado na parte inferior, eliminando os faróis de neblina.
A traseira mudou menos que a dianteira. As lanternas receberam uma máscara escurecida e novo arranjo da iluminação halógena, enquanto os retrorefletores foram deslocados para o para-choque. Novos emblemas também foram adotados, centralizando o nome do Polo na tampa do porta-malas, a exemplo dos “irmãos” Nivus e T-Cross.
Motor 1.0 turbo do Up TSI
O Polo 2023 manteve o motor 1.0 aspirado de três cilindros na versão de entrada MPI. Esse propulsor entrega até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, ligado ao câmbio manual de cinco marchas.
A partir da TSI, o hatch é movido pelo 1.0 turboflex 170 TSI, também de três cilindros, com injeção direta. O propulsor, que equipava o Up TSI descontinuado em 2021, substitui de uma só vez o MSI 1.6 flex aspirado de 120 cv, que também saiu de linha, e o 1.0 turbo 200TSI de 128 cv e 20,4 kgfm (agora disponível apenas nos modelos Nivus e T-Cross).
A Volks diz que o 170 TSI sofreu melhorias na calibração e nos sistemas de admissão e escape para gerar 109/116 cv de potência (gasolina/etanol) e 16,8 kgfm de torque (com qualquer combustível).
Primeiras impressões
O primeiro contato da KBB Brasil com o Polo 2023 foi com a versão TSI, a mais em conta com motorização turbo. Embora não seja a configuração mais equipada do hatch, certamente é a que a mais interessante em termos de dirigibilidade.
Nessa atualização, além de perder o motor 200 TSI, o Polo foi privado de alguns itens para ficar mais barato e, aos poucos, ocupar o lugar do Gol, que sairá de linha até o final deste ano. Na versão TSI, o acabamento continua simples, mas é possível notar uma melhora nas texturas e nos apliques da parte superior do painel. Já os bancos dianteiros passam a ter encostos inteiriços que apoiam bem o corpo dos ocupantes.
O painel manteve o bom posicionamento dos comandos, com direito a quadro de instrumentos digital de 8 polegadas. O equipamento tem boa leitura, mas fica devendo o conta-giros. Nesta versão, o volante ainda não é igual ao do Nivus, mas possui boa empunhadura, apesar de não ter regulagem de profundidade.
Na parte de conectividade, o Polo TSI conta com a central multimídia Composition Touch de 6,5” com conexão com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay por meio de cabo. A central VW Play de 10,1” é oferecida como opcional na versão Comfortline e de série na Highline, junto com o painel Active Info Display de 10,25”.
Apesar da simplicidade em alguns quesitos (como a falta de freios a disco nas rodas traseiras, por exemplo), o Polo TSI é um carro que conquista o motorista logo nos primeiros quilômetros. O motor 170 TSI confere agilidade desde as rotações mais baixas. Segundo a Volks, o torque máximo está disponível num regime de giros inferior (1.750 rpm ante 2.000 rpm do 200 TSI).
A combinação do motor turbinado com câmbio manual é inédita no Polo brasileiro. A caixa de cinco marchas com engates curtos e precisos resulta num conjunto prazeroso de conduzir. Elástico, o propulsor quase não exige reduções de marcha, uma vez que aproveita a força extra gerada pelo turbo para empurrar o carro nas retomadas.
De acordo com os dados de fábrica, o Polo TSI acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 197 km/h. Bons números para um carro sem pretensões esportivas e capaz de fazer mais de 16 km/l com gasolina na estrada, segundo as medições do Inmetro.
As suspensões, atualizadas com novos amortecedores, também merecem elogios pelo rodar mais confortável em pisos irregulares. Ainda assim, o Polo continua sendo um carro firme, estável e que transmite confiança ao motorista nas curvas mais rápidas.
Essa dinâmica afinada também se deve à direção precisa e à plataforma MQB. A moderna estrutura modular do Grupo Volkswagen é exemplar em termos de rigidez torcional.
Dotado de airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, monitor de pressão dos pneus e sistema de frenagem pós-colisão desde a versão MPI, o Polo 2023 fica devendo as bolsas infláveis de cortina, presentes no Chevrolet Onix, por exemplo.
No geral, o Volkswagen Polo se manteve um carro agradável de guiar. A remoção de alguns itens de série foi a estratégia da fabricante para baixar o preço e enquadrar o hatch na mesma faixa dos concorrentes. A versão TSI manual nos passa a impressão de como o Gol seria se ganhasse uma nova geração.
Teste-drive a convite da Volkswagen
Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 1.0 12 válvulas, turbo, injeção direta, gasolina e etanol
Potência: 109 cv/116 cv (gasolina/etanol0
Torque: 16,8 kgfm entre 1.750 e 4.500 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas
Tração: dianteira
Suspensão dianteira: McPherson com amortecedores e molas helicoidais
Suspensão traseira: eixo rígido com amortecedores e molas helicoidais
Freios dianteiros: discos ventilados de 276x24 mm com ABS e EBD
Freios traseiros: tambores de 228x42 mm com ABS e EBD
Dimensões: 4.074 m de comprimento/ 1.751 mm de largura/ 1.471 mm de altura/ 2.566 mm de distância entre-eixos
Porta-malas: 300 litros
Peso em ordem de marcha: 1.112 kg
Tanque de combustível: 52 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,2/10,1 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 193/197 km/h (gasolina/etanol)
Consumo do VW Polo 170 TSI 2023 manual (Inmetro)
· 9,6 km/l com etanol na cidade
· 13,8 km/l com gasolina na cidade
· 11,6 km/l com etanol na estrada
· 16,5 km/l com gasolina na estrada