PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Preço de Corolla Cross e porte de Commander: como anda o GWM Haval H6 Premium HEV

SUV híbrido entrega bom nível de equipamentos e motorização mais potente que os concorrentes

A GWM (Great Wall Motors) começa a sua trajetória no Brasil com o lançamento do SUV médio Haval H6, que chega em uma versão híbrida convencional (HEV) e duas híbridas plug-in (PHEV). E é justamente na primeira que a marca chinesa aposta a maior parte de suas fichas para começar a incomodar fabricantes mais tradicionais consolidadas no país.

A KBB Brasil participou de um rápido teste-drive com o Haval H6 HEV, que será produzido na fábrica que pertencia à Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP). Além do SUV, no local também serão fabricados outros modelos eletrificados nos próximos anos.

Como é o Haval H6 Premium HEV?

Com preço sugerido de R$ 209 mil, a versão de entrada do Haval H6 aponta a sua mira para os potenciais compradores dos SUVs médios Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 207.790), Volkswagen Taos Highline 1.4 turbo (R$ 217.790) e Jeep Compass S 1.3 turbo (R$ 230.990).

Nessa configuração, o SUV chinês é movido pelo motor 1.5 turbo a gasolina ligado a um propulsor elétrico, que geram 243 cv de potência e 54 kgfm de torque combinados. A transmissão automática de duas marchas envia a força do conjunto às rodas dianteiras.

Nas versões Premium PHEV (R$ 269 mil) e PHEV GT (R$ 299 mil), o Haval H6 recebe mais um motor elétrico, instalado na traseira para funcionar como um sistema de tração nas quatro rodas. Esse conjunto entrega 393 cv e 77 kgfm, números suficientes para atingir os 100 km/h em apenas 4,9 segundos – e ainda é capaz de rodar até 170 km no modo elétrico.

Além do preço competitivo e da potência consideravelmente superior, o Haval H6 também aposta no porte ligeiramente maior que os rivais citados acima. Medindo 4,68 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,73 m de altura e 2,74 m de distância entre-eixos, o estreante tem quase o mesmo tamanho do Jeep Commander, que é um SUV de sete lugares.

Para efeito de comparação, o Jeep Compass mede 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,62 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.

Tecnologia embarcada

Independentemente da versão, o Haval H6 é sempre equipado de série com direção elétrica; ar-condicionado automático de duas zonas; teto-solar panorâmico; head-up display; piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go; frenagem autônoma de emergência em cruzamentos com identificação de pedestres, bicicletas e motos e alerta de pontos cegos.

O pacote ainda possui assistente de permanência e centralização de faixa; desvio inteligente; alerta de colisão traseira; alerta de perigo de abertura de portas; reconhecimento de placas de trânsito e assistente automático de estacionamento para vagas paralelas e em 90°.

A GWM informa que os SUVs têm condução semiautônoma nível 2+, formado por 6 sensores dianteiros e 4 câmeras na frente e 6 sensores traseiro (com uma câmera). Traz também controle de tração, assistente de declive até 60 km/h, assistente de saída em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, alerta de velocidade, reconhecimento de placa de trânsito, sistema anticapotamento.

A tecnologia autônoma também está presente na assistência que faz o veículo retornar sozinho, de marcha à ré, até o local onde estava estacionado a uma distância de até 50 metros.

A central multimídia de 12,3” full HD recebeu um cuidado especial na tradução dos comandos e funções, além de melhorias na velocidade do processador Qualcomm Snapdragon. O equipamento já vem com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos de voz para algumas funções do veículo, como abrir o teto solar, temperatura do ar-condicionado e volume do som, por exemplo.

Primeiras impressões

O Haval H6 Premium HEV é a prova de que os carros chineses mal construídos e com falhas no acabamento são coisa do passado. O SUV é imponente e o belo desenho da carroceria chama a atenção nas ruas, enquanto a qualidade dos materiais internos não deve em nada aos modelos nacionais. Há pouco uso de plástico rígido, uma vez que materiais macios ao toque predominam nas portas e no painel.

Os bancos revestidos de material imitação de couro são confortáveis e contribuem para a acomodação do motorista, que conta com ajustes elétricos no assento e no encosto. O volante de boa empunhadura é forrado de couro e conta com regulagens de altura e profundidade.

O console central, em dois níveis, abriga o carregador de celular por indução e os comandos do freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold (mantém o carro parado mesmo após o condutor tirar o pé do freio). O câmbio automático é controlado por um botão giratório, como em alguns modelos da Land Rover, por exemplo.

O espaço para quem viaja no banco traseiro é generoso. É possível levar até três adultos de média estatura, pois o assoalho praticamente plano proporciona espaço suficiente para as pernas dos ocupantes, que ainda contam com saídas do ar-condicionado e duas portas USB para a recarga de dispositivos eletrônicos.

A GWM explica que as suspensões, independentes nas quatro rodas, foram calibradas de acordo com as condições de rodagem do Brasil. O resultado é um rodar confortável, mesmo em pisos mais esburacados. Em um trecho de rodovia, o SUV transmitiu segurança nas curvas propositalmente atacadas com mais velocidade, embora a direção elétrica tenha apresentado um ajuste um tanto leve.

Apesar dos números de potência e torque impressionarem na ficha técnica, na prática o Haval H6 Premium HEV não empolga tanto. Mesmo ao pisar fundo no acelerador, a entrega de força é bem linear, diferentemente do que os 54 kgfm sugerem. Ainda assim, o SUV precisa de menos de 8 segundos para atingir os 100 km/h, de acordo com os dados de fábrica.

Mas como o Haval H6 Premium HEV não tem pretensões esportivas, o desempenho é bem satisfatório para um carro cuja proposta é levar uma família confortavelmente e gastando pouco combustível. A GWM divulga consumo médio de 13 km/l, mas vários jornalistas que participaram do teste de lançamento conseguiram fazer médias superiores a 20 km/l no trajeto de quase 50 km com trechos urbanos e de estrada.

Veredicto – O GWM Haval H6 mostrou, nesse primeiro contato, ser um carro bem construído e com acabamento caprichado. O funcionamento do sistema híbrido é suave e quase não se percebe a transição do motor a combustão para o elétrico, e vice e versa. Mesmo chegando com preços convidativos para o segmento, o SUV terá de lidar com o preconceito com carros chineses, enquanto a GWM terá de a missão de convencer o consumidor a confiar nos seus produtos e pós-venda.

Por isso, a marca anuncia garantias de cinco anos para o veículo e de oito anos para a bateria do sistema híbrido. A GWM ainda dá a gratuidade das duas primeiras revisões, uma tag de pedágio, refinanciamento com recompra garantida após 24 meses e proteção total da bateria fora do período de garantia do carro.

Teste-drive a convite da GWM Brasil

Ficha técnica GWM Haval H6 Premium HEV

Preço: R$ 209 mil
Motores: dianteiro, transversal, 1.5 16V turbo, injeção direta, a gasolina + elétrico
Potência e torque combinados: 243 cv e 54 kgfm
Bateria: 1,6 kWh
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: independente Multilink
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos sólidos com ABS e EBD
Pneus: Hankook 235/55 R19
Rodas: liga leve de 19”
Dimensões: 4.683 mm de comprimento/ 1.886 mm de largura/ 1.730 mm de altura/ 2.738 mm de entre-eixos
Altura livre do solo: 18,1 cm
Ângulo de entrada: 21,4°
Ângulo de saída: 28,1°
Peso em ordem de marcha: 1.699 kg
Volume do porta-malas: 560 litros
Volume do tanque de combustível: 60 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,9 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h

Consumo (Inmetro)
Ciclo urbano: 13,8 km/l
Ciclo estrada: 12 km/l
Consumo combinado: 12,9 km/l

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Hatchback
Picape
Sedã
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro

Facebook LinkedIn Instagram YouTube

© 1995–2024 Kelley Blue Book Co.®, Inc. Todos os direitos reservados.