Diversas publicações, inclusive de outros países, foram convidadas pela GM a comparecer ao campo de provas de Cruz Alta, em Indaiatuba, para ver o novo Chevrolet Prisma. Na verdade, o novo Onix Sedan. A mudança de nome soa um bocado estranha. Afinal, por que tirar de linha um emblema bem sucedido, como Prisma, para adotar Onix Sedan? Por uma série de razões, mas a principal parece ser a vontade de expressar devidamente a importância da nova linha em termos de volume. Ou, em outras palavras, de conferir ao projeto, agora global, a relevância que ele deve pode ter.
Veja o exemplo da Toyota. Ela tinha o Corolla e o Auris, na Europa, que nada mais era do que o Corolla hatchback. Agora, todos os derivados do Corolla levam esse nome, o que deve ajudar a Toyota a chegar ao final de 2019 com números ainda mais expressivos de venda no mundo inteiro. Afinal, ele foi o carro mais vendido do mundo de novo em 2018. Pois os carros da família GEM (Global Emerging Markets) também serão globais. O novo sedã que nunca chegou a ser Prisma já foi mostrado na China, onde é chamado de Cavalier Onix. Suspeitamos de que ele possa ser vendido inclusive nos EUA, como Cavalier. Que nome melhor para unificar as vendas em todos estes mercados que Onix?
É com ele que a Chevrolet conseguiu relevância para um produto compacto, com potencial de ser vendido no mundo todo. Entre os carros mais vendidos nos 30 maiores mercados do mundo, como mostrou a Autocar Brasil, ele está em quinto lugar, com um volume de 210,45 mil unidades. E se as vendas do Prisma tivessem sido somadas às do hatchback? As 71.735 unidades teriam levado o nome Onix a mais de 282 mil unidades. Com isso, o Onix sido o terceiro modelo mais vendido nos 30 maiores mercados do mundo, encostando em Ford Série F e no Nissan Sylphy. Que nada mais é do que o Nissan Sentra vendido na China. Já pensou se ele tivesse o mesmo nome no mundo todo? Pois é: a GM pensou.
No vídeo acima, Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul, confirma que o Onix Sedan terá "motor turbo de última geração" e que será o primeiro modelo da nova família global de compactos. Só não confirma o nome, mas as publicações convidadas ao evento cravam que será Onix Sedan. Quem explica isso melhor é a Automotive Business, que relata que os modelos atuais da família GSV (Onix, Prisma, Cobalt e Spin) continuarão a ser produzidos indefinidamente. Enquanto o mercado os quiser, eles continuarão em linha. Os novos produtos serão complementares a eles, o que fará a transição de uma linha para outra ser lenta, gradual e segura. Mais um motivo para o sedã ter nome diferente: diferenciá-lo ainda mais do antigo sedã compacto que ele foi projetado para substituir. Eventualmente.
O novo sedã começa a ser vendido no final do ano, segundo Fischler. A Automotive Business aposta em lançamento em outubro, com o novo Onix também lançado neste ano. A revista Quatro Rodas fala no hatchback para o ano que vem. Venha quando vier, o hatch certamente terá um novo nome, como Grand Onix, Onix Plus ou coisa que o valha. Será este, aliás, o nome do sedã no mercado argentino. Só torcemos para que o novo Tracker não seja chamado de Onix High Heels e o crossover destinado a substituir a Spin não vire um Onix MPV. Uma coisa é certa: haverá "Onix" para todos os gostos. E o nome será mundialmente relevante, como o Onix original sozinho já conseguiu fazer.