Antes, os câmbios manuais eram uma característica de carros mais baratos. Hoje, eles são vendidos para pessoas que buscam uma experiência de direção mais conectada, e não para quem quer economizar dinheiro. E, cada vez mais, eles estão sendo comprados por jovens.
Uma Recuperação Manual
Até agora, em 2023, cerca de 1,7% dos carros novos vendidos vieram equipados com transmissão manual, segundo a J.D. Power. Isso, acredite ou não, é uma ótima notícia para os amantes do câmbio manual.
Em 2022, apenas 1,2% dos carros tinham um terceiro pedal. Em 2021, o número era 0,9%.
O câmbio manual agora está em uma recuperação contínua.
Nosso site irmão, Autotrader, observou um aumento de 13% nas visualizações de anúncios de carros equipados com câmbio manual até 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Uma matéria no The Wall Street Journal argumenta que os jovens estão impulsionando o ressurgimento dos câmbios manuais.
Mais da metade dos compradores do Acura Integra com câmbio manual tinham entre 18 e 46 anos, disse a Acura ao Journal. A Mazda afirma que cerca de um quarto dos compradores do MX-5 Miata com câmbio manual têm 35 anos ou menos.
Os carros, segundo o Journal, “atraem os consumidores mais jovens da mesma forma que discos de vinil e câmeras point-and-shoot fazem”.
Uma pesquisa da BMW com consumidores, segundo o Journal, “descobriu que dois terços das pessoas de 18 a 34 anos estão ansiosas para aprender a dirigir um carro manual, em comparação com 40% dos respondentes mais velhos que ainda não dirigem carros manuais”.
Entusiastas, Não Compradores Econômicos
As montadoras passaram mais de uma década removendo transmissões manuais de muitos carros baratos. A vítima mais recente é talvez o símbolo máximo dessa mudança – o carro mais vendido da história, o Toyota Corolla, perdeu sua opção de câmbio manual em 2023 (com exceção do nicho de alta performance GR Corolla).
No entanto, a Mini acabou de trazer o câmbio manual de volta aos seus carros, conhecidos por sua dirigibilidade ágil e diversão em velocidades urbanas.
As transmissões automáticas mais avançadas de hoje podem trocar de marchas mais rápido do que até mesmo um motorista profissional. Por isso, muitas montadoras de carros exóticos, como Lamborghini e Ferrari, nem fabricam câmbios manuais em 2023.
Mas há outra categoria de carros voltados para pessoas que amam dirigir, mas precisam de mais praticidade do que um carro exótico pode oferecer. Versões esportivas de sedãs de luxo, como o BMW M3 e os modelos Blackwing da Cadillac, ainda oferecem câmbio manual. Uma pesquisa patrocinada pela Cadillac em 2020 descobriu que o interesse em aprender a dirigir um carro manual era maior entre aqueles com renda familiar superior a US$ 75.000 do que entre aqueles com rendas mais baixas.
"Motoristas que ainda optam pelo câmbio manual dizem que assumir o controle da embreagem não apenas torna a direção mais divertida, mas também oferece uma alternativa em um mundo cada vez mais automatizado", explica o Journal.
Isso contrasta, é claro, com o crescimento dos veículos elétricos (EVs), que não possuem transmissão. Mas mesmo em um mundo dominado por EVs, pode haver espaço para o câmbio manual. A Lexus disse que está desenvolvendo uma transmissão manual para EVs.
O desafio, aparentemente, será construir um que os jovens possam pagar.
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