Esse carrinho deixou saudades. E até hoje é venerado por clubes e entusiastas que apreciam um hot hatch. Um foguete de bolso, se você preferir. Enquanto no Brasil já não o temos há décadas, a Europa receberá em breve a nova geração do Corsa GSi, baseado no chamado "Corsa E", de quinta fornada. Aqui no Brasil, tivemos o B e o C.
A motorização do novo GSi ainda não foi revelada, mas é difícil que seja mais forte do que a do OPC, que traz um 1.6 de 4 cilindros turbo de 207 cv e uma transmissão manual de 6 marchas. O GSi tende a ser um OPC amansado, mais civil para uso diário, mas ainda assim divertido em curvas e eventuais track days. Isso porque a suspensão teria sido refinada em Nürburgring Nordschleife. Sem dar muita informação, a marca, agora controlada pela PSA, só diz que ele terá bancos Recaro, volante esportivo e rodas opcionais de aro 18.
Como a Opel agora é controlada pela PSA, existe a possibilidade de que os Opel sejam vendidos no Brasil. O que seria um tremendo alento à empresa, que não consegue fazer a Peugeot e a Citroën emplacarem por aqui. Com a Opel, e modelos conhecidos dos brasileiros, como Corsa e Astra, a PSA poderia aumentar em muito sua participação em nosso mercado. Resta saber se ela lançará mão dessa possibilidade.