Depois de diversos flagras antecipando o seu principal lançamento do ano, a Chevrolet finalmente apresentou de maneira oficial as novas gerações do Onix e do Prisma, que agora é batizado de Onix Plus, em evento realizado em Gramado (RS), nesta quinta-feira (12). O primeiro a chegar às concessionárias renovado é o sedã Onix Plus, que estreia o inédito motor 1.0 turbo tricilíndrico, com preços que variam de R$ 58.790 a R$ 73.190. O hatch começará a ser vendido a partir de novembro e terá, além do motor turbo, uma versão 1.0 aspirada deste propulsor, com preços de R$ 51.590 a R$ 66.290.
Principal novidade do lançamento, o motor 1.0 turbo de três cilindros gera 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Segundo o Inmetro, com esse conjunto, o sedã é capaz de rodar 10,9 km/l em rodovias e 8,6 km/l na cidade, com etanol. Abastecido com gasolina, o rendimento sobe para 15,7 km/l e 12 km/l, respectivamente. Na gama do Onix Plus, este motor poderá trabalhar tanto acoplado ao câmbio manual quanto ao câmbio automático, ambos de seis marchas, já conhecidos da geração anterior do modelo.
A versão de entrada do Onix (o hatch), por enquanto, é a única com motor 1.0 aspirado. Trata-se do mesmo propulsor sobrealimentado, porém, sem o benefício do turbo. A Chevrolet ainda não divulgou os detalhes técnicos desta versão, portanto não há informações sobre potência, torque ou consumo dele.
O visual da dupla compacta da Chevrolet é idêntico ao que já vimos anteriormente na China. Isso porque a plataforma global da qual ambos se originam foi totalmente desenvolvida no país asiático, em parceria com a SAIC. O design segue uma linha evidentemente mais elegante e, sobretudo em relação ao Prisma, os modelos estão maiores. Para ser mais exato, o Onix Plus mede 19,4 cm a mais que o Prisma, além de possuir distância entre-eixos 8 cm maior. No total, são 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 m de entre-eixos no sedã (as informações do hatch ainda serão detalhadas posteriormente). O porta-malas do Plus tem capacidade para 469 litros.
Além do porte maior, as vantagens da nova plataforma da GM também se materializam em segurança. Os dois modelos já passaram pelos testes de colisão do Latin NCAP e receberam as notas máximas para a proteção de adultos e crianças (5 estrelas nos dois casos). A renovação ainda possibilitou a adição de equipamentos inéditos à gama do Onix e Onix Plus, com destaque para seis airbags, controles de tração e de estabilidade e conectividade via internet sem fio 4G. Dependendo da versão, a lista de itens também pode incluir assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento, câmera de ré, carregador de celular por indução e partida por botão.
Os preços confirmados pela Chevrolet até agora são estes que você vê abaixo. No caso do Onix Plus, como a Chevrolet fez questão de ressaltar, tratam-se dos mesmos valores praticados pelas versões LT e LTZ da linha 2019. Já o Onix hatch, no entanto, comparando as versões de mesmo nome, houve reajuste de R$ 4.100 para a versão LT e R$ 5.300 para a LTZ automática. A companhia ainda não detalhou os equipamentos das versões do Onix hatch, somente do Plus.
Preços Onix 2020:
- LT 1.0 MT: R$ 51.590
- LTZ 1.0 Turbo AT: R$ 66.290
Preços Onix Plus 2020:
- Onix Plus 1.0 Turbo AT: R$ 58.790 - Equipamentos de série: 6 airbags, controle eletrônico de estabilidade e de tração, lanterna de neblina, isofix, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em aclive, ar-condicionado, chave tipo canivete, direção elétrica, travas e vidros elétricos, banco traseiro bipartido, rádio com entrada USB;
- LT 1.0 Turbo MT: R$ 61.190 - Equipamentos de série: itens da versão Onix Plus AT, mais faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 15'', limitador de velocidade, volante multifuncional, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia MyLink de 7'' com Android Auto e CarPlay, entrada USB extra para o banco traseiro;
- LT 1.0 Turbo AT: R$ 66.490 - Equipamentos de série: itens da versão LT 1.0 Turbo MT, mais piloto automático, console central com descansa braço e câmbio automático de seis marchas;
- LTZ 1.0 Turbo MT: R$ 65.790 - Equipamentos de série: itens da versão LT 1.0 Turbo AT, mais câmera de ré, carregador por indução, chave presencial, partida por botão, acendimento automático dos faróis, assistente OnStar;
- LTZ 1.0 Turbo AT: R$ 70.990 - Equipamentos de série: mesmos itens da versão LTZ 1.0 Turbo MT;
- Premier 1.0 Turbo AT: R$ 73.190 - Equipamentos de série: itens da versão LTZ 1.0 Turbo AT, mais faróis dianteiros tipo projetor, indicador de nível de óleo, DRL de LED, lanternas de LED e rodas de liga leve de 16''.