Novo Toyota Yaris Cross chega a partir de R$ 161.390,00 em 4 versões com opção híbrida
A Toyota do Brasil anunciou o Yaris Cross, seu novo SUV compacto e o primeiro do segmento a adotar motorização híbrida flex. O modelo será vendido em quatro versões – XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid – e já está em pré-venda. As entregas começam em fevereiro de 2026, quando também chega às concessionárias do país. A produção ocorre na fábrica de Sorocaba (SP).
O Yaris Cross estreia com serviços conectados, garantia de até 10 anos e custo de revisão de R$ 549 nas seis primeiras manutenções. O modelo retoma a atuação da Toyota entre os compactos, apoiado no histórico do Yaris, que supera 10 milhões de unidades produzidas mundialmente e 300 mil vendidas no Brasil.
Na pré-venda, o Yaris Cross será oferecido com preço especial, R$ 500 em acessórios e Seguro Franquia como cortesia para clientes que adquirirem o seguro pelo Banco Toyota. As condições valem para as primeiras 8.500 unidades, que terão prioridade de entrega.
Motorização e consumo
O Yaris Cross estreia a motorização híbrida flex full no segmento. Segundo o INMETRO, os modelos alcançam consumo de até 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, resultado que posiciona o veículo como o SUV compacto mais econômico do país.
As versões XRX Hybrid e XRE Hybrid utilizam motor flex 1.5L combinado a dois motores elétricos (gerador e propulsor), com potência de até 111 cv quando abastecido com etanol. A transmissão é a Hybrid Transaxle CVT. De acordo com a Toyota, o sistema híbrido pode reduzir o consumo em até 30% em relação às versões a combustão e diminuir em até 77% a emissão de CO₂ quando abastecido com etanol.
Já as versões XRE e XRX contam com motor flex 1.5L, que entrega até 122 cv a 6.000 rpm e 15,3 kgfm a 4.800 rpm. A transmissão é CVT Multidrive e há paddle-shift no volante.
Dimensões e interior
O modelo mede 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. A Toyota destaca o espaço interno e a capacidade do porta-malas como pontos de atenção do projeto. O interior traz painel e portas com materiais de toque macio e teto panorâmico.
Equipamentos e segurança
Todas as versões têm seis airbags, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, ISOFIX, freios ABS com EBD, controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).
Nas versões XRE e XRE Hybrid, há faróis Full LED, rodas diamantadas de 17 polegadas, chave presencial (Smart Entry), ar-condicionado digital automático, multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10” e espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, bancos revestidos em material sintético, carregador por indução, painel digital com tela de 7”, faróis de neblina em LED e câmera de ré.
Os preços do Yaris Cross começam em R$ 161.390 na versão XRE, enquanto a XRE Hybrid custa R$ 172.390. Acima delas, a XRX é oferecida por R$ 178.990 e a XRX Hybrid, topo da gama, parte de R$ 189.990. Com esses valores, o modelo se posiciona como a nova porta de entrada da Toyota no segmento de SUVs no Brasil, com opção de motorização híbrida em duas configurações.