Quando a BMW apresentou o conceito iNext, comentamos que a empresa era muito, muito ruim de guardar segredo sobre seus novos modelos. Com o Toyota Supra, aconteceu mais ou menos a mesma coisa. Ele teve projeção criada sobre suas imagens de patente, apareceu antes da estreia no Salão de Detroit e pipocou tantas vezes por aí que até desistimos de mostrá-lo de novo. Isso poderia nos levar a achar que a Toyota andou fraquejando na proteção a seus veículos, mas a verdade é que a nova geração do Supra nada mais é do que um BMW Z4 com outra embalagem (e emblema). Desenvolvido em parceria com a marca alemã, ele acabou por ser mal protegido dos olhares curiosos. Como os BMW, mas não é apenas isso que o esportivo e estes alemães têm em comum.
O Toyota Supra tem apenas uma opção de motor: um 3.0 de 6 cilindros em linha com 340 cv. É exatamente o mesmo TwinPower que equipa seu irmão de projeto e de fábrica (ambos são feitos pela Magna Steyr em Graz, na Áustria). Até o tradicional câmbio automático ZF de 8 marchas está lá, fazendo as rodas traseiras girarem. Assim como todos os BMW se orgulham de fazer, o novo Supra tem 50% de seu peso sobre cada um dos eixos, o que garantiria excelente comportamento dinâmico. Sabemos que só isso não basta, especialmente pelo comportamento dos BMW mais recentes, mas ajuda. Tomara que a Toyota saiba disso, especialmente depois de a Mazda passar a usar o Camry como padrão de dinâmica a seguir.
O novo Supra 2020, em sua quinta geração, tem 4,38 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,29 m de altura e 2,47 m de entre-eixos. São medidas muito próximas das do Z4. Mais do que do GR Supra Racing Concept. Tem 1.541 kg e vai de 0 a 96 km/h em 4,1 s. Vendido em duas versões, a 3.0 e a 3.0 Premium, o Supra chegará às concessionárias dos EUA em meados deste ano. Secretamente, a marca japonesa deve torcer para que os fãs o considerem como um Supra apenas mediano. Afinal de contas, ele é mais BMW do que Toyota... Tomara que custe como Toyota e não como BMW. E que chegue ao Brasil de modo oficial. BMW ou não, eis um carro que qualquer fã do Supra gostaria de ter.