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Novo Peugeot 2008 elétrico estreia no Brasil por R$ 259.990

SUV capaz de rodar 345 km com uma carga estreia no país com preço competitivo para o segmento

O Peugeot e-2008 começa a ser vendido no Brasil por R$ 259.990 dando continuidade à ofensiva de eletrificação da marca francesa no país. O SUV é o terceiro modelo movido a bateria da marca no país, que já conta com o hatch e-208 GT e a van e-Expert. Até o segundo semestre de 2023, a Peugeot pretende dar continuidade à sua ofensiva de eletrificação com o lançamento de mais dois carros no mercado nacional.

Como é o novo Peugeot e-2008 GT

Baseado na plataforma modular e-CMP (a mesma do e-208 GT), o Peugeot e-2008 é a versão eletrificada da nova geração do SUV vendida na Europa. Medindo 4,30 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos, o e-2008 tem porte parecido com o do Nissan Kicks, por exemplo. O porta-malas acomoda 434 litros de bagagem.

Por ser construído a partir de uma estrutura desenvolvida para receber eletrificação, o e-2008 acomoda a bateria de íons de lítio de 50 kWh sob o assoalho, portanto o espaço dos passageiros não é comprometido.

O conjunto motriz é o mesmo do e-208 GT: motor elétrico de 136 cv de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque. A arquitetura elétrica é de 400 volts.

Pesando 1.630 kg em ordem de marcha, o e-2008 GT acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h.

Autonomia e tempo de recarga

Segundo a Peugeot, o SUV elétrico tem autonomia de até 345 quilômetros com uma carga completa. A recarga total leva cerca de 6 horas, em estações rápidas de 22 kW, ou demorar 25 horas em tomadas convencionais (corrente alternada em ambos os casos).

Nas estações ultrarrápidas de corrente contínua, o tempo de abastecimento da bateria cai para 53 minutos nos equipamentos de 50 kW ou 30 minutos nos de 100 kW.

Garantia

A Peugeot informa que o e-2008 tem garantia de três anos ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro). Já a bateria tem cobertura de 8 anos ou 160 mil km.

Bonito e bom de guiar

A KBB Brasil participou de um teste-drive do Peugeot e-2008 em uma pista fechada no interior de São Paulo. Embora o trânsito urbano seja o ambiente mais propício para rodar com um carro elétrico, constatamos que o SUV é, literalmente, um belo produto.

A começar pelo visual, que chama a atenção pelas linhas “felinas” que estrearam no hatch 208. O SUV parece uma versão reduzida do também belo 3008. A exemplo dos outros modelos da Peugeot, os faróis afilados possuem três barras de LED, sendo que as das extremidades parecem uma continuação dos filetes luminosos de rodagem diurna no para-choque, fazendo o efeito “dente de leão”.

A traseira também é parecida com a do irmão maior 3008, com lanternas divididas em três elementos em LED, integradas por uma barra central preta.

Olhando o carro de perfil, é impossível não admirar os vincos em formato de “V” nas portas, que dão um efeito bonito e ao mesmo tempo denotam sofisticação na construção do carro.

Como no 208, a cabine conta com o conceito de cockpit, no qual o motorista fica sentado em posição mais baixa e rodeado pelos comandos do painel digital com efeito tridimensional e do console central com carregador de celular por indução e freio de estacionamento elétrico. Diferentemente do carro vendido na Europa, a alavanca de câmbio do tipo joystick foi substituída pelo e-Toggle, um novo seletor de modos de condução mais simples e prático de operar.

Ao volante do e-2008, o motorista tem a sensação de estar em um carro menor e mais baixo devido à boa ergonomia. Os comandos estão posicionados à mão do condutor e o volante de diâmetro reduzido, com regulagem de altura e profundidade, tem boa pegada – o que facilita tanto em manobras quanto na condução do veículo no trânsito.

O motor elétrico de 136 cv entrega desempenho na medida para a proposta do e-2008. A entrega de torque é mais linear, sem proporcionar arrancadas de colar as costas dos ocupantes nos bancos, mas ainda assim o SUV elétrico se mostrou ágil nas retomadas e saídas de curvas.

Apesar da carroceria mais altinha, o e-2008 é estável e bem equilibrado. Mesmo em condições de pista, às quais o usuário dificilmente vai submeter o carro, o elétrico transmitiu segurança nas curvas mais rápidas e mudanças de direção repentinas.

Com exceção da ausência de ruído de motor, de resto, o e-2008 é idêntico a um SUV a combustão: rodar confortável, versátil e porta-malas com capacidade na média da categoria. O espaço interno é bom, mas um terceiro passageiro adulto no banco traseiro vai viajar um pouco apertado num trajeto mais longo.

O nível de equipamentos é o esperado para um carro de sua faixa de preço. O e-2008 traz de série seis airbags, controles de estabilidade e tração, faróis full-LED com acendimento automático, faróis de neblina, rodas de liga leve de 18 polegadas, painel digital i-Cockpit com gráficos tridimensionais, central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay, teto solar panorâmico, entre outros.

Na parte de segurança, o SUV conta com um pacote de assistências de condução com frenagem autônoma emergencial, farol alto adaptativo, reconhecimento de placas de velocidade, sensor de fadiga do motorista, alerta de correção de permanência em faixa, sensor de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo.

O Peugeot e-2008 não é barato, mas o seu preço é bastante competitivo quando comparados aos da concorrência, que não traz o mesmo nível de equipamentos do francês (na verdade, fabricado na Espanha) e não possui a mesma estrutura da Peugeot no país.

Teste-drive a convite da Peugeot

Ficha técnica

Motor: dianteiro, elétrico, bateria de 50 kWh
Potência: 136 cv
Torque: 26,5 kgfm
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos sólidos com ABS e EBD
Pneus e rodas: 215/55 R18, liga leve
Dimensões: 4.300 mm de comprimento/ 1.770 mm de largura/ 1.550 mm de altura/ 2.605 mm de distância entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 1.630 kg
Volume do porta-malas: 434 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9 segundos
Velocidade máxima: 150 km/h
Autonomia: 345 km

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