Depois de revelar aos poucos a nova geração do Corolla, a Toyota finalmente realizou a apresentação oficial no Guarujá, litoral de São Paulo. Algumas informações já eram conhecidas, mas os preços finalmente foram confirmados. O carro mais vendido no mundo parte de R$ 99.990 e chega até os R$ 130.990.
Líder disparado também no Brasil, o Corolla chega a sua décima geração com grandes novidades. A mais importante delas está no fato de ser o primeiro híbrido flex do mundo. O modelo combina o motor 1.8 de ciclo Atkinson gera 98/101 cv (gasolina/etanol) e 14,5 kgfm de torque, enquanto o propulsor elétrico desenvolve 72 cv e 16,6 kgfm.
A potência combinada não foi informada, mas no Prius é de 123 cv. Essa propulsão está disponível na Altis Hybrid com preço sugerido de R$ 124.990. Por R$ 6 mil há o acréscimo do teto solar e do pacote Toyota Safety Sense.
No entanto, o grande destaque é o consumo. Segundo o Inmetro, o Corolla faz 16,3 km/l com gasolina na cidade. Porém, a Toyota em parceria com o Instituto Mauá de Tecnlogia garante ser possível alcançar médias de 20,8 km/l no "uso real". Isso só é possível graças ao uso dos sistemas de regeneração de energia. A Fabricante diz que o Corolla híbrido Flex é o híbrido mais eficiente do mundo, despejando 29g de poluente na atmosfera quando abastecido com etanol.
As demais versões também receberam novidades mecânicas. Trata-se de um novo motor 2.0 que rende 169/177 cv de potência (gasolina/etanol) e 21,4 kgfm de torque com qualquer combustível. Portanto, um acréscimo de 15% de potência. Segundo a Toyota, esse propulsor está 9% mais eficiente.
Completando as novidades mecânicas está a nova caixa automática do tipo CVT. A nova tranmissão simula 10 velocidades e conta com um sistema de engrenagens na primeira marcha – solução semelhante à usada em câmbios manuais – para reduzir o ruído e proporcionar maior agilidade em arrancadas.
Adotando a plataforma modular TNGA (a mesma do Prius), o novo Corolla está 2 centímetros mais comprido e 1 cm mais largo, portanto, agora conta com 4,64 metros e 1,78 m, respectivamente. O entre-eixos se manteve com 2,70 m, enquanto o porta-malas ganhou apenas um litro e chegou aos 471 litros.
Confira preços e equipamentos de cada versão:
Corolla GLi 2.0 flex CVT (R$ 99.990): sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, retrovisores elétricos, faróis com luzes diurnas de LED e acendimento automático, rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros.
Corolla XEi 2.0 flex CVT (R$ 110.990): itens do GLi, paddle shift, chave presencial, partida por botão, mais controle de cruzeiro, ar-condicionado digital e rodas aro 17”.
Corolla Altis Premium 2.0 flex CVT (R$ 124.990): equipamentos do XEi, lanternas traseiras em LED, rodas de 17” com desenho exclusivo, sensor de chuva, teto solar e pacote de segurança Toyota Safety Sense.
Corolla Altis Hybrid 1.8 flex CVT (R$ 124.990): itens da XEi 2.0 flex, mais bancos revestidos de couro bege ou preto, central multimídia com comandos de voz e compatibilidade com sistemas Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital de duas zonas.
Corolla Altis Hybrid Premium 1.8 flex CVT (R$ 130.990): equipamentos das versões Altis 2.0 flex e Altis Hybrid, mais teto solar e Toyota Safety Sense.