Não será só o Leaf que a Nissan oferecerá como alternativa mais ecológica no Brasil. Durante o lançamento do elétrico, o presidente da marca, Marco Silva, garantiu que a configuração híbrida do Kicks, o carro mais vendido da marca no país, chegará ao mercado em 2022.
De acordo com o executivo, o Kicks e-Power será fabricado em Resende, no interior do Rio de Janeiro, de onde já saem as versões convencionais do modelo, bem como a dupla March e Versa. Apesar da fabricação nacional, componentes como motor e bateria serão importados. Por se tratar de um lançamento somente daqui a três anos, é possível que o Kicks e-Power estreie já como nova geração do modelo.
A tecnologia é a mesma do Note e-Power, ou seja, o motor a combustão é usado como um gerador de energia. Essa energia produzida é armazenada em uma bateria e alimenta o motor elétrico. Somente o motor elétrico move o carro. O sistema é similar ao do BMW i3, onde o extensor de autonomia é usado somente para gerar energia para o motor.
Ainda não há definição sobre a motorização do Kicks. No caso do Note, o motor é um 1.2 de três cilindros com tanque de combustível de 47 litros, garantindo autonomia de 1.000 km. A Nissan diz que a tecnologia está em testes há dois anos por aqui, ainda assim, quando chegar ao mercado, o Kicks híbrido beberá somente gasolina, ao contrário do Toyota Corolla, que chega este ano com tecnologia híbrida-flex.
A marca também não irá parar por aí. O SUV médio X-Trail, apresentado no Salão do Automóvel, também será importado para o Brasil. Ainda não há uma data exata, mas o executivo garantiu a chegada ao nosso mercado.