PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

O mês de outubro de 2024 consolidou-se como o melhor do ano para os emplacamentos de veículos automotores no Brasil

Segundo dados do Renavam, foram vendidos 248.005 automóveis e comerciais leves, o que representa aumento de 11,3% em relação aos 222.686 emplacamentos registrados em setembro, conforme divulgado pela FENABRAVE.

No total, considerando todos os segmentos de veículos automotores, foram emplacadas 452,8 mil unidades em outubro, marcando uma alta de 9,6% na comparação com o mês anterior. Este desempenho foi impulsionado pelo maior número de dias úteis (23 contra 21 em setembro) e pelo bom volume de crédito disponível no mercado, fatores que elevaram a média diária de vendas para 19,7 mil unidades, conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).

No acumulado do ano, os licenciamentos cresceram 16,4% em relação ao mesmo período de 2023, aproximando-se da projeção de 16,8% de alta estimada pela FENABRAVE para 2024.

Mercado de Financiamentos de Veículos

O mercado de financiamentos também alcançou números expressivos em outubro de 2024, com 670 mil unidades de automóveis leves, motos e veículos pesados novos e usados financiados. Esse volume representa crescimento de 24,5% em relação ao mesmo mês de 2023 (534 mil unidades) e uma alta de 11,6% na comparação com setembro deste ano (601 mil unidades), segundo a B3, operadora do Sistema Nacional de Gravames (GNV).

Este foi o melhor desempenho mensal para o setor desde agosto de 2012, refletindo a forte demanda por crédito. O segmento de automóveis leves liderou o crescimento, com alta de 26,4% em relação a outubro de 2023, atingindo 478 mil unidades financiadas. Já as vendas financiadas de motos totalizaram 160 mil unidades, com aumento de 27,1%, enquanto os veículos pesados registraram expansão de 6,6%, com 30 mil unidades negociadas.

No acumulado de 2024, as vendas financiadas somaram 5,9 milhões de unidades, crescimento de 22,9% em comparação ao mesmo período de 2023, o maior desde 2011, quando foram financiadas 6,3 milhões de unidades.

Mercado de Veículos Elétricos

O mercado de veículos eletrificados no Brasil registrou um avanço expressivo em outubro de 2024. Durante o mês, foram comercializadas 16.033 unidades de veículos leves eletrificados, um aumento de 21% em relação a setembro e um salto de 68% em comparação com outubro de 2023, que contabilizou 9.537 unidades.

O segmento de veículos elétricos plug-in, que abrange os modelos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), lidera as vendas em 2024, respondendo por 71% das unidades eletrificadas comercializadas no acumulado do ano.

De janeiro a outubro de 2024, foram vendidos 138.581 veículos leves eletrificados, um aumento de 107% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho posiciona o Brasil em uma trajetória promissora, com estimativa de superar 160 mil unidades eletrificadas até o final do ano.

Em termos de tecnologia, os veículos 100% elétricos (BEV) foram responsáveis por 37,4% das vendas no acumulado, com 51.830 unidades, enquanto os híbridos plug-in (PHEV) representaram 33,6% do mercado, somando 46.566 unidades. Os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) e micro híbridos (MHEV) completam o quadro com 28,99% de participação combinada.

A geografia da eletromobilidade também revela mudanças significativas. Embora o Sudeste permaneça como líder, com 49% das vendas totais no acumulado de 2024, outras regiões, como Sul, Nordeste e Centro-Oeste, têm aumentado sua participação, demonstrando a expansão do mercado para além das capitais tradicionais.

O avanço da eletromobilidade no Brasil em 2024 não apenas reflete o compromisso da indústria com a sustentabilidade, mas também consolida o país como um mercado estratégico para a inovação e a adoção de tecnologias limpas.

A KBB Brasil mostra abaixo a variação de preço entre modelos 0km, seminovos e usados.

Os veículos novos adotaram um cenário de estabilidade de preços em outubro, com ligeira variação de 0,06%.

Os modelos seminovos (até 3 anos de uso) tiveram uma queda de -0,6% no período.

E os usados (até 20 anos de uso) com variação de 0,01%.

Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quanto para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre a Cox Automotive
A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. - uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações.

Através de nossas principais divisões - Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.

A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.

A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortemente consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes. A Cox Automotive Brasil, atualmente, lidera 4 empresas das 26 existentes no mundo, que são: Kelley Blue Book Brasil, Molicar, Dealertrack e Manheim. Saiba mais em coxautomotive.com.br.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Hatchback
Picape
Sedã
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro