O mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil apresentou desempenho estável no mês de setembro, conforme dados da Fenabrave. No período, foram registrados 222.686 emplacamentos, refletindo leve retração de 0,22% em relação ao mês de agosto. Apesar da queda, o segmento de automóveis teve leve crescimento de 0,39%, indicando recuperação gradual. Por outro lado, o segmento de comerciais leves sofreu redução de 2,24% no volume de emplacamentos, evidenciando desaceleração nesse nicho específico.
O destaque fica com os veículos importados, categoria que apresentou retração significativa nas vendas de setembro, em comparação a agosto. Segundo dados da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veiculos Automotores), foram emplacadas 8.283 unidades de 10 marcas afiliadas, queda de 10,8% em relação às 9.290 unidades registradas no mês anterior.
Financiamento de veículos
Falando de financiamento de veículos, o mercado segue tendência de crescimento. Em setembro as transações com linhas de crédito totalizaram 601 mil unidades, um aumento de quase 20% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da B3. No entanto, houve retração de 5% em comparação a agosto, atribuída ao menor número de dias úteis no período. O segmento de automóveis e comerciais leves puxou esse crescimento, com alta de 21,1% em relação a setembro de 2023, seguido por motocicletas (17,6%) e veículos pesados (14%). No acumulado de 2024, o financiamento já soma 5,2 milhões de unidades, uma alta de 22,6% comparado aos primeiros nove meses de 2023.
Veículos elétricos
O mercado de eletrificados registrou 13.265 veículos vendidos no Brasil, uma queda de 9,6% em relação a agosto, quando 14.380 unidades foram emplacadas - os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Apesar da retração mensal, o acumulado de janeiro a setembro de 2024 mostra um crescimento expressivo: foram comercializados 122.548 veículos eletrificados (elétricos e híbridos), representando aumento de 113% em comparação ao mesmo período de 2023, período que contabilizou 57.510 unidades vendidas. A previsão da ABVE é de que a frota de veículos eletrificados no Brasil alcance a marca de 400 mil unidades vendidas até o fim do ano, consolidando o avanço dessa tecnologia no país.
A KBB Brasil mostra abaixo a variação de preço dos modelos 0km, seminovos e usados.
Os preços dos veículos 0km registraram queda de 0,41% em média em setembro de 2024.
Já os veículos seminovos (até 3 anos de uso) mantiveram tendência de queda, com redução de 0,71% nos preços.
Os usados (até 20 anos de uso) também seguiram tendência de queda, fechando o mês com preços 1,08% inferiores aos de agosto de 2024.
Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quanto para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.
Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.
Sobre a Cox Automotive
A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. - uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações.
Através de nossas principais divisões - Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.
A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.
A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortemente consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes. A Cox Automotive Brasil, atualmente, lidera 4 empresas das 26 existentes no mundo, que são: Kelley Blue Book Brasil, Molicar, Dealertrack e Manheim. Saiba mais em coxautomotive.com.br.