O mês de março de 2025 apresentou resultados positivos para o mercado automotivo nacional. Foram emplacadas 379.383 unidades em todos os segmentos, o que representa crescimento de 5,36% em relação a fevereiro (360.085 unidades) e avanço de 5,75% na comparação com março de 2024. No recorte de automóveis e comerciais leves, que representam a maior parte do mercado, o desempenho também foi expressivo: foram 184.068 unidades emplacadas no mês, frente a 173.826 em fevereiro — alta de 5,89%. Em relação a março de 2024, esse segmento cresceu 4,61%, mantendo o ritmo de expansão mesmo diante de um cenário econômico mais cauteloso.
Veículos Eletrificados Ganham Espaço no Mercado
O segmento de veículos eletrificados continua em franca expansão no Brasil. De acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), foram vendidos 14.380 veículos eletrificados em março, aumento de 10% em relação a fevereiro. No acumulado do primeiro trimestre, os emplacamentos totalizaram 39.924 unidades, alta de 10,6% sobre o mesmo período de 2024. Os modelos mais vendidos incluem o BYD Dolphin Mini, que registrou 5.475 unidades emplacadas no trimestre, e o SUV híbrido plug-in BYD Song Pro, com 5.884 unidades. A BYD mantém ampla liderança entre os eletrificados, ocupando quatro posições no Top 10 tanto de híbridos quanto de elétricos, seguida de perto pela GWM e pela Toyota, com modelos como o Corolla Cross e o Corolla Sedan.
Financiamentos: Cautela em março
Embora os números de março indiquem uma ligeira retração nos financiamentos de veículos, o desempenho do setor no acumulado ainda é animador. Segundo dados da B3, foram realizadas 551 mil vendas financiadas no mês, o que representa uma queda de 2,3% em relação a fevereiro e de 3,6% em comparação com março de 2024. No segmento de veículos leves, a redução foi de 4,4% frente a março do ano passado, enquanto os veículos pesados apresentaram queda de 6,7% na mesma base de comparação. Esses números refletem um momento de maior cautela por parte dos consumidores, influenciado principalmente pelo encarecimento do crédito. Apesar do cenário desafiador, com a taxa Selic em 13,25% (taxa válida até o meio do mês de março, mudando para 14,25%) — a mais alta desde o início da série histórica do Banco Central em 2011 —, o primeiro trimestre de 2025 fecha com saldo positivo nos financiamentos. Mesmo com o aumento do custo do crédito — que alcançou 29,5% ao ano, também o maior da história —, o consumidor segue demonstrando interesse, especialmente por veículos novos e por condições mais flexíveis oferecidas por algumas instituições financeiras.
Variação de Preço dos Veículos
O MVP – Monitor de Variação de Preço da KBB Brasil mostra fevereiro com o preço dos veículos 0km novamente em alta, registrando 1,09%, , quarto mês seguido de alta.
Os seminovos até 3 anos seguiram a tendência de queda, demonstrada nos meses anteriores, fechando o mês com -0,20%.
Para finalizar, os usados até 20 anos também mostraram um cenário de queda, fechando o mês -0,19% se comparado a fevereiro/25.
Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quanto para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.
Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.
Sobre a Cox Automotive
A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. - uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações.
Através de nossas principais divisões - Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.
A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.
A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortemente consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes.Saiba mais em coxautomotive.com.br.