PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Land Rover Evoque de 2ª geração chega eletrificado e recheado

Modelo conta com sistema híbrido de 48V, versão plug-in elétrica, maçanetas de Jaguar I-Pace e Ground View

A segunda geração do Land Rover Range Rover Evoque estreou nesta quinta (22) em Londres. O modelo, que nasceu como um conceito, já apresentava desenho revolucionário em sua primeira geração, com caráter forte, o que praticamente impôs que a segunda geração tivesse design meramente evolutivo, 11 mm mais baixo e apenas 1 mm mais longo que o do atual. Em linha com o apresentado pelos novos modelos da marca, como o Velar. O que realmente é novo são a plataforma, as opções de motorização e as tecnologias. Longamente aguardada, a tecnologia do "capô transparente" finalmente faz sua estreia em um modelo de produção.

Chamada agora de "ground view technology", a ideia faz com que uma imagem gerada por câmera seja sobreposta à visão do capô, o que permite ao motorista ver o que há adiante das rodas dianteiras. Algo muito útil não só em trilhas, mas também ao estacionar o carro em locais difíceis ou com buracos, como é tão comum no Brasil.

A arquitetura elétrica de 48V paralela à de 12V, o Evoque é o primeiro Land Rover com o sistema híbrido leve, que conta com a ajuda de um alternoarranque para movimentar o carro em situações de mais exigência do motor a combustão, como acelerações. Além das versões híbridas leves, o Evoque terá também uma híbrida plug-in. Ela virá com um inédito motor Ingenium de 3 cilindros e 1,5 litro de capacidade, turbinado, capaz de gerar algo em torno de 200 cv. O eixo traseiro terá um motor elétrico de cerca de 110 cv, que poderá impulsionar o SUV sozinho em algumas situações. Os demais motores serão os já tradicionais da marca, todos 2.0, a gasolina e diesel. A versão de 3 portas deixa de existir e todas as versões do Evoque passam a trazer tração nas quatro rodas, mas com a capacidade de desacoplar o eixo traseiro.

Além do novo desenho e das novas tecnologias, o Evoque de 2ª geração traz as mesmas maçanetas de porta embutidas presentes no Jaguar I-Pace. Elas saem da carroceria apenas quando as portas são abertas, em um esforço para reduzir o arrasto aerodinâmico e tornar o modelo mais econômico. Já à venda no Reino Unido, o Evoque estreia a plataforma modular PTA, que será usada também pelo próximo Discovery Sport e talvez por um novo Freelander, para colocar a marca inglesa no segmento B, dos carros compactos.

No interior, o novo Evoque não traz duas, mas sim três telas. Uma para o painel de instrumentos e outras duas, de 10 polegadas e sensíveis ao toque, para o sistema Duo Touch. A tela inferior comanda o sistema de climatização do carro e terá provavelmente outras funções, que a Land Rover ainda não detalhou.

É bem possível que o novo Evoque seja fabricado em Itatiaia, na fábrica da Land Rover no Brasil. E também a próxima geração do Discovery Sport, mas o modelo provavelmente começará a ser vendido no país como importado. Aguardemos pela renovação, que deve levar cerca de 6 meses para desembarcar por aqui.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Hatchback
Picape
Sedã
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro