O Salão de Los Angeles foi palco de carros elétricos e até de nenhum carro, como aconteceu com o stand da Volvo, mas uma de suas estrelas não tinha nada a ver com conceitos ou eletricidade. Foi, na verdade, um produto nostálgico, que remeteu ao passado da Jeep. Afinal de contas, a nova picape Gladiator, baseada no novo Wrangler, é apenas a nova encarnação de um produto que nasceu em 1963. Com o mesmo nome. Herdeiro de picapes Jeep que viveram de 1947 até 1987, como mostra nossa megagaleria de 215 fotos. E que traz de volta à Jeep uma carroceria que já foi bastante popular.
A nova Jeep Gladiator segue o padrão do Wrangler e vem com teto, portas e até o para-brisa rebatíveis, o que a torna um veículo propício para as trilhas. A Jeep inclusive se arrisca a dizer que ela é a picape mais pronta para o fora-de-estrada entre todas as atualmente disponíveis. Fabricada em Toledo, Ohio, ela será vendida nas versões Sport, Sport S, Overland e a topo de linha Rubicon.
Com o lançamento, finalmente temos os dados técnicos dessa beleza. A Gladiator tem 5,54 m, o que a torna bem maior do que qualquer picape média vendida no Brasil. A maior delas, a Chevrolet S10, tem 5,37 m, ou 17 cm a menos. A Gladiator perde apenas para a RAM 2500, com seus 6,03 m de comprimento. As demais medidas da picape Jeep são 1,88 m de largura, 1,91 m de altura (com capota de lona; a capota rígida diminui a altura para 1,86 m) e 3,49 m de entre-eixos. Capaz de levar 5 passageiros, a picape tem uma caçamba de 1.005 litros, com 1,53 m de comprimento, 1,44 m de largura e 86 cm de altura. Com a tampa da caçamba aberta, a superfície chega aos 2,07 m de comprimento.
Como já havíamos dito ao adiantar o estilo da picape, ela terá inicialmente o motor V6 3.6 Pentastar. Ele entrega 285 cv e 35,7 kgfm. As opções de câmbio são um manual de 6 marchas ou um automático de 8. O motor 3.0 V6 turbodiesel, chamado de EcoDiesel, só estará disponível em 2020. Terá 260 cv e 61,1 kgfm, com capacidade de carga certamente maior que os 725 kg que a picape Pentastar será capaz de transportar. No Brasil, será certamente uma das opções mais pedidas. Com um mercado apaixonado por picapes, é muito difícil que a Gladiator não chegue por aqui. Só resta saber quando isso acontecerá, algo que depende mais da capacidade de produção de Toledo, e da demanda do mercado americano, do que de qualquer outro fator.