O Salão de Genebra vai até o dia 17 de março. Quem o visitar terá a oportunidade de ver uma série de coisas muito interessantes, inclusive para o Brasil. Uma delas são os novos Jeep Compass e Renegade e4x4. Se o e minúsculo não lhe diz nada, ele representa que os dois crossovers, ambos construídos sobre a plataforma SUSW, agora também são híbridos. O que o nome não diz é que ambos vêm equipados com o novo motor 1.3 MultiAir, um turbinado derivado do Firefly, que permite aos híbridos, com a ajuda do motor elétrico, chegar a até 240 cv. O mais fraquinho entrega 190 cv.
Para sermos bem francos, os novos Compass e Renegade não são apenas híbridos. Eles também podem ser carregados na tomada, o que os torna híbridos plug-in e lhes dá uma capacidade extra de rodar só com energia elétrica. Segundo a FCA, tanto no caso do Compass quanto no do Renegade a autonomia pode ser de até 50 km e a velocidade máxima, só com as baterias, de 130 km/h. Quanto mais rápido um elétrico anda, mais rapidamente a bateria se esgota, algo que é especialmente sensível naqueles com aerodinâmica prejudicada, como é o caso do Renegade. Seja como for, o baixo consumo de combustível é o benefício atingido.
Os motores MultiAir baseados nos Firefly, tanto 1.3 quanto 1.0, já são esperados no Brasil desde que foram lançados na Europa. Com o impulso à eletrificação dado pelo Rota 2030, é muito provável que vejamos por aqui os Jeep híbridos. Talvez demore, mas, considerando que o Toyota Corolla será o primeiro híbrido flex do mundo, a FCA não deve esperar demais pela novidade. E talvez não possa, considerando normas de emissões e a pressão sempre crescente por veículos mais eficientes no consumo.