O Jeep Cherokee conquistou o mercado americano por sua boa capacidade off-road, com desenho rústico, praticidade e ótimo preço. Na última geração do modelo, a marca se perdeu um pouco nessa proposta, especialmente no estilo, considerado ousado demais, e no preço, um tanto salgado, especialmente no Brasil. A reestilização de meia vida do modelo, que será apresentada no Salão de Detroit, pretende corrigir o rumo. E foi revelada muito antes de o evento na capital americana do automóvel abrir seus portões.
Logo de cara, literalmente, o que se nota é que os faróis divididos foram unificados, o que dá ao Cherokee uma aparência mais próxima da exibida pelo Compass, antigo patinho feio da marca e seu atual campeão de vendas. Ainda que tenha menos personalidade, o novo desenho dá ao Cherokee um ar mais refinado. As lanternas traseiras são o que mais lembra o Compass, mas os para-choques dianteiro e traseiro também foram modificados, com olhos de gato mais estreitos no de trás. A parte sem pintura deste para-choque agora é bicolor.
Como não podia deixar de ser, pela tradição da marca, a versão Trailhawk foi mantida. E traz as mesmas modificações de para-choque e faróis, com sutis diferenças determinadas pela proposta da versão para trilhas.
A Jeep diz que o modelo não se limitou a mudar aspectos estéticos do exterior e do interior, mas também passou a adotar motores mais eficientes. E para por aí. Nossa aposta é no motor 2.0 turbo a gasolina Hurricane, que estreou no Jeep Wrangler, no Salão de Los Angeles. Ao contrário do que imaginávamos, ele é bem mais modesto em potência, com 272 cv a 5.250 rpm e 40,8 kgfm a 3.000 rpm. A transmissão deve ser a mesma automática de 8 marchas do Wrangler. Como a carroceria continua a mesma, não deve haver mudanças significativas em dimensões. O Cherokee atual tem 4,83 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,80 m de altura, entre-eixos de 2,92 m, porta-malas de 457 l e peso de 2.211 kg.
Diz a Jeep que só vai revelar todas as mudanças quando o Salão de Detroit começar, no dia 16 de janeiro. Mas a que mais despertava curiosidade, a de aparência, já está mais do que evidente.