Depois de flagras e teasers, a Honda finalmente revelou a quarta geração do Fit. A apresentação aconteceu durante o Salão do Automóvel de Tóquio. A grande novidade está no sistema híbrido, que associa dois motores elétricos e um a combustão - números de potência e consumo não foram divulgados.
O design, como adiantamos nas últimas semanas, ficou mais "clean", com menos vincos e visual menos arrojado em relação ao Fit atual. A linguagem visual se aproxima mais da primeira geração do que da terceira. No Japão, o modelo será vendido em 5 configurações chamadas Basic, Home, Ness, Crosstar e Luxe.
O sistema Sensing, que auxilia a condução, está disponível em todas as configurações. Somente a Basica, de entrada, terá opção sem o sistema. Disponível no Brasil apenas no Accord, o Sensing conta com câmera posicionada no topo para-brisas e um radar localizado na grade frontal para dar a opção de condução semi-autônoma.
Outro serviço disponível no Japão é o Connect. É uma espécie de On-Star da Honda. Com ele é possível controlar pelo celular algumas funções do veículo, como ligar o ar-condicionado e receber um aviso se as portas estiverem destravadas. E também vai conectar o carro com uma central de emergência em caso de acidente, podendo acionar socorro se não houver resposta dos ocupantes.
Outras novidades dizem respeito aos bancos, que a Honda promete reduzir o cansaço e acomodar melhor os passageiros, além de um novo tipo de construção para a coluna A, que garante melhor dispersão da energia gerada em uma batida, acarretando em melhor proteção aos usuários.
A Honda do Brasil diz "não comentar planos futuros" da empresa, no entanto, o Fit de quarta geração será vendido no Brasil, ao menos é o que garante colegas que foram fazer a cobertura do Salão. Só não há concesso sobre a fabricação nacional ou não.