História da Fiat Marea no Brasil
O Fiat Marea chegou ao Brasil no ano de 1998 como substituto do Tempra, produzido na fábrica de Betim (MG), com design europeu adaptado ao clima tropical por para-choques com maior entrada de ar para refrigeração. Lançado em versões sedan e Weekend (perua), trouxe inovações como motor de 5 cilindros, cintos pré-tensionadores e subchassis para maior segurança. Inicialmente importava motores e componentes da Itália, posicionando-se como topo de linha da Fiat em um mercado em transformação com abertura comercial.
Principais Versões e Evoluções
As principais versões foram SX (básica), ELX (intermediária), HLX (topo aspirado) e turbo (esportiva exclusiva do Brasil). Evoluções incluíram facelift em 2003 com faróis e grade redesenhados (apelidado "Bad Boy" no sedan), transmissão automática opcional na HLX e adição de Bluetooth em 2006. Produção totalizou cerca de 54.781 sedans e 14.700 Weekends (gasolina), somando aproximadamente 70 mil unidades até dezembro de 2007, com vendas caindo de 16.819 sedans em 1999 para 494 em 2007.
Curiosidades
- Porta-malas da Weekend com tampa dupla (inferior basculante como rampa para cargas pesadas, herdado do Tempra SW).
- Fama de "bomba" veio de manutenção inadequada: trocas de óleo raras com mineral barato causavam borra nos 5 cilindros.
Conclusão
O Marea representou ousadia da Fiat com tecnologia europeia premium (ar automático, sidebags opcionais, freios a disco nas 4 rodas), mas sofreu com rede de reparos despreparada e concorrência renovada, saindo de linha para o Linea em 2007. Hoje cultuado por fãs em clubes, destaca-se pela personalidade única, conforto e desempenho, provando ser injustiçado.