Localizado em Brunei, um pequeno país asiático rico em petróleo, está aquela que estimam ser a maior coleção de carros do mundo com números exatos nunca divulgados, mas especula-se que haja mais de 3000 carros dentro dessa coleção, de marcas como Ferrari, Lamborghini, Porsche, Bugatti, Mclaren, Bentley entre diversas outras raridades.
Seu dono é nada mais nada menos que Hassanal Bolkiah (Sultão de Brunei) e seu irmão Jefri Bolkiah. A maior parte da coleção foi comprada por seu irmão Jefri que após diversas disputas judiciais teve que devolver diversos bens ao país comandado por seu irmão, devido a acusações de mal uso de dinheiro público e desvio de dinheiro, além de 1700 carros, foram devolvidas aeronaves, hóteis espalhados pelo mundo, iates e pinturas de artistas renomados como Picasso.
Antes quando se falava dessa incrível coleção, a maior parte era especulação visto que haviam diversos modelos únicos criados exclusivamente para o pequeno país asiático, mas nada concreto. Uma página do instagram (brunei_cars_2001) acabou por publicar diversas fotos tiradas em 2001 de vários modelos que antes eram tomados só como mitos.
Dentre os modelos, vale as menções para os Mclaren F1’s (Sim, são mais que um e em variantes super raras como a LM e a GTR) que hoje em dia custam cerca de 20 milhões de dólares, a quantidade de Ferrari F40 também é assustadora, inclusive pelas cores diferentes, visto que a Ferrari não oferecia essas cores para esse carro regularmente na época (uma parte com mão inglesa, a Ferrari também não disponibilizava essa opção) alguns modelos únicos como Bentley SUV’s (coisa que só veio aparecer em 2015 com o Bentayga), diversas Mercedes com modificações para peruas e Ferrari Peruas baseadas no 456 e outras Ferrari únicas como a Mytho, que foi mais um dos projetos especiais para Brunei.
A maioria desses modelos, por se tratar de pedidos especiais feitos diretamente para o Sultão (ou seu irmão), não têm valor de mercado, mas com certeza ultrapassam a casa de alguns milhares de dólares. Vale a menção de que alguns carros da coleção já foram vendidos e vistos em alguns outros lugares do mundo, e a grande maioria passa por manutenções periódicas podendo ser vistos em Londres por exemplo, o que resta é imaginar o que deve haver ainda mais nessa incrível coleção.
Veja também:
>> Polêmica! A nova discutível identidade da Jaguar.
>> Outubro se destaca como o melhor mês para a produção de motocicletas desde 2013