Um dos modelos mais aguardados e comentados em 2022, o Ferrari Purosangue, primeiro SUV da história da marca italiana, mal foi lançado na Europa e já pode ser encomendado no Brasil por aproximadamente R$ 6 milhões.
Quem realiza os trâmites para trazer o bólido ao país é a importadora independente Direct Imports. A empresa sediada em São Paulo comercializa o Ferrari Purosangue pelo preço estimado em R$ 5,9 milhões com o euro cotado a R$ 5,60. O carro disponível pela empresa é pintado na cor vermelho Rosso com interior preto.
O preço inicial do Purosangue na Europa é de 390 mil euros, o equivalente a R$ 2,1 milhões em conversão direta na cotação atual.
Como é o Ferrari Purosangue
Embora a própria Ferrari diga que o Purosangue não é um SUV, o modelo tem proporções e tamanho de utilitário esportivo. É o primeiro carro da marca a ter quatro lugares e quatro portas, mas a fabricante insiste em dizer que se trata de um modelo para quem deseja ter uma Ferrari mais espaçosa e confortável.
O Purosangue mede quase 5 metros de comprimento e cerca de 1,60 m de altura. A cabine acomoda quatro ocupantes com espaço de sobra graças ao entre-eixos de 3,01 metros, enquanto o porta-malas tem capacidade para levar 473 litros de bagagem. As portas traseiras são do tipo suicidas, que se abrem em sentido contrário.
O SUV é movido pelo motor 6.5 V12 aspirado, que já equipa outros modelos, como a 812 Superfast. No SUV esse propulsor entrega 725 cv de potência a elevados 8.250 rpm e mais de 73 kgfm de torque (80% disponíveis a 2.100 rpm).
Combinado a um sistema de tração integral com configuração variável e a um câmbio automatizado de oito marchas e dupla embreagem, o V12 leva o SUV de 2.033 kg aos 100 km/h em apenas 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 310 km/h.
Para equilibrar o peso do carro e atingir a distribuição de 49% na dianteira e 51% na traseira, o enorme motor foi recuado o mais próximo possível da parede corta-fogo, enquanto o câmbio foi instalado no eixo traseiro.
Segundo a Ferrari, o projeto do Purosangue demandou 48 meses de trabalho. Além de todo o refinamento da engenharia aplicada ao carro, a marca destaca que o seu time de Design, comandado por Flavio Manzoni, se inspirou na identidade visual dos seus últimos carros.