Você já viu aqui na Kelley Blue Book Brasil que a Nissan já começou a vender o Novo LEAF no país, o carro elétrico mais vendido do mundo. Porém, como a ascensão dos carros elétricos ainda é um assunto que gera muitas dúvidas no público consumidor, nós separamos as principais perguntas sobre ele para que você se prepare para entrar no futuro da mobilidade urbana. Para facilitar a sua navegação, nós separamos estas perguntas e repostas nos seguintes temas:
BATERIA
Pergunta: Qual é a autonomia da bateria?
Resposta: O conjunto de baterias de íons-lítio de 40 kWh do Novo Nissan LEAF teve sua densidade energética incrementada em 67% o que o permite rodar até 240 km com uma carga completa, de acordo com o ciclo americano de medição de autonomia, o que já seria capaz de atender as necessidades da maioria dos proprietários.
Pergunta: Como se recarrega a bateria do Novo Nissan LEAF?
Resposta: Existem três maneiras de carregar a bateria do Novo Nissan LEAF. Por enquanto, todo o consumidor que adquirir o Novo Nissan LEAF receberá de série a instalação do carregador de parede (Wallbox) que permite o carregamento residencial do veículo a uma potência de 6.6 kW. Com este procedimento, a bateria atinge os 100% em até 8 horas por meio da conexão padrão (do tipo 1 ou J-1772). Há, também, a recarga rápida em eletropostos, com potência de 50 kW por meio da conexão CHAdeMO disponível no modelo. Neste caso, 80% da energia pode ser regenerada em até 40 minutos. Por fim, todo Novo Nissan LEAF vem equipado com um cabo de emergência para recarregar a bateria utilizando uma tomada residencial comum de 220V com potência de 6.6 kW. Deste modo, a energia se completa em até 20 horas.
Pergunta: Quanto custa carregar o Novo Nissan LEAF?
Resposta: Segundo a fabricante, o carregamento completo da bateria do Novo Nissan LEAF por meio do carregador de parede, ou seja, para obter os 240 km de autonomia, o proprietário terá um custo de R$ 50 reais, valor que pode sofrer alteração conforme a tarifa de energia da região.
Pergunta: Onde eu posso recarregar a bateria?
Resposta: Além das opções residenciais que já citamos (pelo cabo de emergência e pelo Wallbox), há a opção de carregar a bateria do Novo Nissan LEAF nos eletropostos espalhados pelo país. O aplicativo Plugshare é capaz de apontar onde existem os carregadores compatíveis com as conexões J-1772 e CHAdeMO utilizadas pelo hatch. Há, ainda, a alternativa de carregamento em algumas concessionárias Nissan nas capitais onde o Novo Nissan LEAF é vendido. Você pode consultar os endereços na página do Novo Nissan LEAF no site da fabricante.
Pergunta: Existe risco de tomar choque ao colocar o Novo Nissan LEAF nas tomadas?
Reposta: Em se tratando de carros elétricos, a chance de choque é quase nula. Os cabos de transmissão de energia do hatch são todos completamente selados e a energia só é liberada entre os pontos de origem e destino a partir do momento em que a conexão no plug do veículo é realizada com sucesso.
Pergunta: É possível carregar o Novo Nissan LEAF sob chuva?
Resposta: Sim. Todo o circuito elétrico do carro é selado e pensado para isolar a transmissão de energia do ambiente externo. Isso também serve para a bateria, que também é totalmente selada para evitar qualquer risco de curto circuito ou eletrocutação em caso de alagamento.
Pergunta: A bateria do carro pode ficar "viciada"?
Resposta: Não é preciso deixá-la descarregar totalmente para colocá-lo na tomada. No entanto, há alguns cuidados que podem ajudar a prolongar a vida útil da bateria.
A redução da capacidade da bateria varia conforme o ambiente em que o veículo é usado e os métodos de recarga. Para que a perda gradual de capacidade da bateria seja atenuada, o proprietário pode adotar três procedimentos que visam estender a sua vida útil.
O primeiro é evitar sobrecarregar a bateria quando sua carga estiver com mais de 80%. Esta recomendação também é importante para casos em que o veículo esteja inutilizado após um longo período.
Outra preocupação relevante diz respeito aos modos de recarga. Apesar de ser mais conveniente, a recarga rápida causa um aumento de temperatura maior da bateria em relação ao método normal. Portanto, a não ser que seja fundamental utilizar a recarga rápida, é melhor optar pelo modo normal.
E ainda sobre a temperatura, conduzir o veículo com o medidor de temperatura da bateria na zona vermelha, conforme o aviso no painel, acarretará uma redução mais acentuada da capacidade da bateria, devido ao aquecimento.
Pergunta: O que acontece se deixar a carga da bateria consumir por completo?
Reposta: Isto não altera em nada a capacidade de recarga do veículo. Caso a bateria se esvazie totalmente, basta recarregá-la normalmente para fazer o veículo funcionar de novo.
Pergunta: O que acontece se tentar carregar a bateria numa fonte incompatível?
Resposta: A central de gerenciamento de energia do Novo Nissan LEAF emite um aviso sonoro e não inicia o processo de recarga enquanto não houver energia o suficiente para fazê-lo.
Pergunta: Qual é a vida útil da bateria do Novo Nissan LEAF?
Resposta: A bateria possui garantia de 8 anos ou 160.000 quilômetros, o que ocorrer primeiro.
MOTOR ELÉTRICO
Pergunta: Qual é a potência e o torque do motor do Novo Nissan LEAF?
Resposta: Nesta segunda geração, o motor elétrico do Novo Nissan LEAF teve sua potência aumentada em 26% e o torque em 37%, resultando em 149 cv e 32,6 kgfm, respectivamente.
Pergunta: Como é a manutenção periódica?
Resposta: O Novo Nissan LEAF segue o mesmo padrão de revisões programadas de outros modelos da Nissan, com serviços a cada 10.000 km. Contudo, como não há partes móveis lubrificadas no motor elétrico, a sua manutenção não demanda a substituição de itens como óleo, filtro de óleo, velas, entre outros componentes de motores a combustão. O site da fabricante pode detalhar quais são os itens inspecionados a cada revisão programada.
Pergunta: Como funciona um motor elétrico?
Resposta: O motor elétrico é, na verdade, um rotor circular que envia força ao eixo das rodas devido à aplicação de um campo magnético gerado pela corrente de energia elétrica originada pela bateria. A KBB Brasil já preparou um guia básico do funcionamento de carros elétricos que explica como eles funcionam.
TECNOLOGIAS
Pergunta: O que é o e-Pedal?
Resposta: Trata-se de uma tecnologia que permite dirigir o veículo usando apenas um pedal. Ao colocar o Novo Nissan LEAF no modo e-Pedal por meio de um botão no console central, o carro passa a priorizar a regeneração de energia da bateria por meio do freio-motor e das pastilhas de freio. Isso provoca uma desaceleração acentuada ao retirar o pé sobre o pedal do acelerador que dá conta de atender as necessidades de frenagem de trajetos urbanos (mas, obviamente, caso seja necessário recorrer à uma frenagem de emergência, o motorista deve pressionar o pedal de freio). O site iCarros, parceiro da KBB Brasil, explica com mais detalhes como é o funcionamento do e-Pedal numa matéria especial sobre o tema.
Pergunta: O que é Intelligent Mobility?
Resposta: O Novo Nissan LEAF é vendido em versão única no Brasil e ele já vem de série com um conjunto de equipamentos, assistentes e recursos que compõem a chamada Intelligent Mobility (ou, mobilidade inteligente) da Nissan. Entre estes itens, há o assistente inteligente de frenagem, controle inteligente de curvas, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de permanência na faixa, alerta inteligente de tráfego cruzado, detector de pontos cegos, acendimento automático dos faróis com ajuste de altura e intensidade e um sistema de câmeras de 360º para monitorar os arredores do veículo em manobras.
Pergunta: O que vem de série no Novo Nissan LEAF?
Resposta: Além dos equipamentos que citamos acima, o Novo Nissan LEAF cumpre com todos os requisitos esperados para um carro de sua estirpe: há seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, adaptação isofix, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, faróis de neblina, DRL de LED, sensor de chuva, retrovisores externos elétricos com rebatimento automático, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com aquecimento, retrovisor interno antiofuscante, chave presencial, partida por botão e central multimídia de 8'' touchscreen com Android Auto e CarPlay.
AQUISIÇÃO
Pergunta: Qual é o preço do Novo Nissan LEAF?
Resposta: O Novo Nissan LEAF é oferecido no Brasil por R$ 195.000 em versão única.
Pergunta: Onde o Novo Nissan LEAF está sendo vendido?
Resposta: A Nissan disponibilizou sete lojas para comercializar o Novo Nissan LEAF em cinco estados do Brasil mais o Distrito Federal. As lojas ficam nas cidades de São Paulo (duas), Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília.
Quer saber todas as novidades sobre o Novo Nissan LEAF? Leia a nossa matéria do lançamento do elétrico mais vendido do mundo no Brasil!
Você também pode visitar a página de preço do Novo Nissan LEAF aqui no site da KBB Brasil, por meio deste link.
FICHA TÉCNICA
Modelo | Nissan LEAF |
Motor | Elétrico |
Potência | 149 cv |
Torque | 32,6 kgfm |
Bateria | Íon-lítio laminada (40 kWh) |
Tração | Dianteira |
Freios (d/t) | Discos ventilados |
Suspensão (d/t) | McPherson / eixo de torção |
Dimensões (C/L/A) | 4,48 m / 1,79 m / 1,56 m |
Entre-eixos | 2,70 m |
Peso | 1.582 kg |
Porta-malas | 435 litros |