Os resultados mais recentes do Latin NCAP avaliaram, como de costume, apenas dois modelos. Um deles não é vendido no Brasil, mas poderá ser se o dólar ajudar. Trata-se do Fiat 500X, um crossover compacto que é irmão do Jeep Renegade. O outro é o Chevrolet Cruze, fabricado na Argentina e vendido no Brasil. O primeiro atende ao mercado europeu, além de alguns países da América do Sul. O segundo é um carro mundial, que nos EUA recebeu 5 estrelas da NHTSA e 5 estrelas da ANCAP, na qual foi testado sob o nome Holden Astra. O fabricado na Argentina, com potencial para a mesma pontuação, ficou com apenas 4 estrelas.
Não sabemos exatamente o que impediu que o Cruze passasse pelo teste do poste, um dos fatores que parecem ter contribuído para a nota baixa, mas ele, assim como o VW Polo, tem ESP e airbags frontais e laterais. O Latin NCAP fala em falta de airbags para a cabeça, mas não sabemos se a entidade se refere aos airbags de cortina, itens que o VW Polo, que ganhou 5 estrelas, também não oferece.
Se o Chevrolet decepcionou, ainda que a nota 4 não seja ruim, o Fiat 500X levou 5 estrelas. É o primeiro veículo da marca a receber a pontuação pelo Latin NCAP. E os amigos do site Autos Segredos dizem que ele poderia ser importado para o Brasil. Isso se o dólar se estabilizar. Mais do que isso: se ele baixar a R$ 3,30, de acordo com um executivo. Em suma, a economia precisa melhorar muito para que o modelo seja vendido no Brasil. Se o próximo governo for capaz de criar essas condições, fará a alegria não só da Fiat, mas também dos fãs de importados. Se eles forem 5 estrelas, melhor ainda.