Principal novidade da linha 2014, a Chevrolet Montana RS estreia por R$ 151.890 como a nova versão topo de linha da picape lançada no final de 2022. A novidade chega para impulsionar as vendas das configurações mais caras (LTZ e Premier), que representam 85% dos emplacamentos da Montana.
Como é a Chevrolet Montana RS 2024
Posicionada acima da versão Premier (R$ 148.890), a Chevrolet Montana RS se diferencia pelo visual mais esportivo da grade frontal do tipo colmeia, do santantônio customizado e das novas rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado.
O interior da picape recebe acabamento em preto brilhante nas molduras das saídas do ar-condicionado e no console central. Os bancos, o painel e o volante são revestidos de material imitação de couro na cor preta com costuras vermelhas.
A lista de equipamentos de série é idêntica à da versão Premier, com seis airbags, controles de estabilidade e tração, faróis full LED com acendimento automático, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, alerta de ponto cego, ar-condicionado automático digital, carregador de celular por indução, chave presencial, central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.
A GM ainda oferece uma linha com mais de 90 de acessórios, como subwoofer da marca JBL, pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras de portas iluminadas, capota elétrica e as divisórias para o transporte de objetos na caçamba de 874 litros de capacidade.
Esportividade só no visual
Sem alterações mecânicas em relação às demais versões, a Montana RS é movida pelo mesmo motor 1.2 turboflex de três cilindros, que gera até 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, conectado ao câmbio automático de seis marchas.
A caixa manual, também de seis velocidades, mais condizente para um modelo de proposta esportiva, está disponível apenas na versão de entrada da picape (R$ 121.790), que reponde por somente 5% das vendas da picape.
Preços da Chevrolet Montana 2024
Montana 1.2 turboflex MT6 – R$ 121.790
Montana LT 1.2 turboflex AT6 – R$ 127.190
Montana LTZ 1.2 turboflex AT6 – R$ 140.890
Montana Premier 1.2 turboflex AT6 – R$ 148.890
Montana RS 1.2 turboflex AT6 – R$ 151.890
A Montana RS tem desempenho adequado para a sua proposta, principalmente no uso urbano. O motor 1.2 turboflex responde prontamente às acelerações, mas nada que impressione o condutor. Na estrada, o câmbio automático se vale das reduções de marchas para subir o giro do propulsor e deixar a picape mais esperta nas retomadas e ultrapassagens.
De acordo com a GM, a Montana RS acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h.
A GM informa que a Montana RS automática obteve médias de 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina e de 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada quando abastecida com etanol, de acordo com os testes padronizados pelo Inmetro. Durante o teste-drive realizado majoritariamente em rodovias, o computador de bordo apontou média de 13,5 km/l com gasolina.
Embora seja baseada na mesma plataforma do Tracker, a Montana tem algumas peculiaridades, como a direção com respostas mais diretas. A suspensão também é mais firme que a do SUV, mas sem prejudicar o conforto dos ocupantes. Essa característica tem a ver com a calibração desenvolvida para carregar até 600 kg de carga útil.
Teste-drive a convite da General Motors
Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 1.2 12V turbo, injeção multiponto, a etanol e gasolina
Potência: 132/133 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 19,4/21,4 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: automática 6 marchas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: tambores com ABS e EBD
Pneus e rodas: 215/55 R17, liga leve
Dimensões: 4.720 mm de comprimento/ 1.791 mm de largura/ 1.626 mm de altura/ 2.570 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 1.350 kg
Volume da caçamba: 674 litros
Volume do tanque de combustível: 44 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,1 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo (Inmetro)
11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina
7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol