Enquanto a indústria automobilística brasileira discute a volta do carro popular, a Toyota ressuscita um modelo que saiu de linha em 2019 rebatizando um compacto da Suzuki em alguns países africanos.
Se o antigo Toyota Vitz, comercializado na Ásia entre 1999 e 2019, era uma espécie de Etios melhorado, o novo modelo é, na verdade, um Suzuki Celerio com os emblemas trocados.
Também desenvolvido na Índia, o Suzuki Celerio tem praticamente o mesmo tamanho de um Renault Kwid: 3,69 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,55 m de altura e 2,43 m de distância entre-eixos.
O motor Suzuki 1.0 de três cilindros aspirado é movido apenas a gasolina e gera 67 cv de potência e 9 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual ou automatizado, ambos de cinco marchas.
O pacote de equipamentos do carrinho não foi divulgado, no entanto, o modelo das fotos possui ar-condicionado, central multimídia, volante multifuncional, vidros dianteiros elétricos, airbags frontais, faróis de neblina e rodas de liga leve.
Por ser fabricado na Índia, o Toyota Vitz tem a direção do lado direito para atender os países de mão inglesa. O compacto custa a partir de US$ 9.900, o equivalente a R$ 49 mil em conversão simples na cotação atual. O Suzuki Celerio, por sua vez, é um pouco mais barato: US$ 9.550 (R$ 47.300)
Para efeito de comparação, um Renault Kwid Zen parte de R$ 68.990 no Brasil.