Desde 2018, a chinesa BYD vem estudando o mercado brasileiro e realizando testes com chassis elétricos para ônibus. Agora, a empresa começa a investir em outro segmento, o de SUVs elétricos premium. Para isso, apresentou o Tan, que está em pré-reserva e suas vendas devem começar no ano que vem. O preço ainda não foi revelado, mas espera-se algo entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.
O BYD Tan é equipado com baterias de 86,4 kWh, o que garante autonomia combinada de 437 km segundo o Inmetro (395 km na estrada e até 472 km no uso exclusivamente urbano). Segundo a fabricante, as baterias saem de 30% para 80% em 30 minutos em uma estação de recarga rápida de 110 kW.
O conjunto mecânico é composto por dois motores elétricos, um em cada eixo, garantindo a tração integral. O motor da dianteira tem 245 cv, enquanto o traseiro entrega 272 cv. A potência combinada é de 517 cv e 69,4 kgfm de torque, garantindo que o SUV chegue aos 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 186 km/h.
Primeiro SUV elétrico de sete lugares no mercado nacional, o BYD Tan mede 4.87 metros de comprimento, 1,95 metro de largura, 1,72 metro de altura e 2,82 metros de entre-eixos. No interior, o destaque é a enorme central multimídia com 15,6 polegadas e que poder utilizada na horizontal ou vertical.
A lista de equipamentos tem teto de vidro panorâmico, quadro de instrumentos digital configurável de 12,3", bancos em couro sintético, painel soft-touch, volante multifuncional com ajuste elétrico de profundidade e altura e aquecimento, bancos elétricos dianteiros com sistema de aquecimento e ventilação, ar-condicionado dual zone com sistema de purificação e ionizador, carregamento sem fio (Wireless) para celulares e iluminação interna nas portas e painel por LED.
Também estão presentes 6 airbags, câmera de 360 graus, sensor de pressão dos pneus, assistente de saída em rampas, alerta de tráfego cruzado (RCTA), controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.