Praticamente extintas no Brasil (com exceção de alguns modelos importados de marcas premium) devido ao avanço dos SUVs, as peruas seguem resistindo no mercado europeu para a alegria dos motoristas que apreciam carros com bom espaço interno e dinâmica mais acertada que a dos utilitários esportivos.
De olho nos entusiastas, a BMW apresentou a M3 Touring Competition, a inédita versão perua do M3. Além da mecânica preparada de fábrica (e sem eletrificação), o modelo é capaz de acomodar até 1.510 litros de bagagem.
Diferentemente da antiga M5 Touring com motor V10, que teve apenas 1.025 unidades fabricadas, a M3 Touring terá a produção direcionada aos principais mercados europeus, além de Austrália e Japão, países que ainda apreciam as peruas.
Capacidade do porta-malas varia entre 500 e 1.510 litros
Segundo a BMW, a carroceria da M3 Touring teve de ser alargada em quase 8 centímetros para acomodar a suspensão traseira do M3 sedã. A perua recebeu reforços estruturais na parte inferior para aumentar a rigidez. Com isso, a M3 Touring pesa 85 kg a mais que o M3 sedã, totalizando 1.865 kg em ordem de marcha.
Mais longa que a versão três-volumes, a perua mede 4,80 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,43 m de altura e 2,86 m de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 500 litros de bagagem na configuração normal ou 1.510 litros com o banco traseiro rebatido.
Motorização e desempenho
Sob o capô, a M3 Touring leva o conhecido 3.0 turbo de seis cilindros em linha movido a gasolina, que gera 510 cv de potência a 6.250 rpm e 66,3 kgfm de torque entre 2.750 e 5.500 rpm. O propulsor é combinado à caixa automática de oito marchas e ao sistema de tração integral xDrive.
Um seletor de tração permite ao motorista escolher três diferentes modos de condução: 4WD, 4WD Sport (os controles de estabilidade e tração ficam mais permissivos) ou 2WD, que transfere a força do motor apenas para as rodas traseiras e desliga as assistências eletrônicas.
De acordo com a BMW, a perua esportiva acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e atinge os 200 km/h em 12,9 s. A velocidade máxima é de 280 km/h.
Para lidar com esse desempenho, a BMW adotou suspensões independentes com amortecedores adaptativos e rodas de 19 polegadas na dianteira e 20” na traseira.
Equipamentos
Por dentro, a M3 Touring conta com uma série de recursos tecnológicos, como o painel de instrumentos de 12,3 polegadas integrado à multimídia de 14,9”. Já os bancos dianteiros são do tipo concha, com estrutura em fibra de carbono (cerca de 10 kg mais leves que os convencionais).
A BMW M3 Touring Competition será vendida na Europa a partir de dezembro com preço inicial de 97.800 euros (cerca de R$ 540.300 em conversão simples na cotação atual). O modelo ainda não foi confirmado para o Brasil.