Quando chega a hora de comprar um carro, diversos fatores pesam na escolha do consumidor: preço, versões, adicionais, valor de revenda, dentre outros. Como há variações de valores - e também na depreciação – de acordo com as versões de cada veículo, a KBB Brasil, referência em precificação de automóveis novos e usados, comparou a perda de valor das versões básicas e topo de linha dos 10 modelos mais vendidos em abril, de acordo com Fenabrave, entre abril de 2018 e o mesmo mês de 2019.
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo 0 Km com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste levantamento, foi aplicado o conceito de depreciação.
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O levantamento mostra que, dos 10 modelos analisados, metade conta com maior depreciação nas versões básicas – Chevrolet Onix, Ford Ka, Volkswagen Polo, Jeep Renegade e Fiat Argo –, enquanto os demais têm maior perda de valor nas opções topo de linha, no caso do Hyundai HB20, Volkswagen Gol, Fiat Mobi, Chevrolet Prisma, Renault Kwid.
Confira abaixo o comparativo de depreciação das versões de entrada e topo de linhas, de seus modelos 2018, ao longo do primeiro ano de uso:
1) Chevrolet Onix
Versão básica: 4P JOY 1.0 8V FLEX Mecânico): -12,61%
Versão topo (4P ACTIV 1.4 8V FLEX Automático): -10,17%
2) Hyundai HB20
Versão básica (4P COMFORT 1.0 12V FLEX Mecânico): - 5,14%
Versão topo (4P PREMIUM 1.6 16V AT FLEX Automático): -9,64
3) Ford Ka hatch
Versão básica (4P S 1.0 12V FLEX Mecânico): -10,38%
Versão topo (4P SEL 1.5 16V FLEX Mecânico): -9,88%
4) Volkswagen Gol
Versão básica (2P G6 1.0 12V FLEX Mecânico): -4,18%
Versão topo (4P G6 COMFORTLINE 1.6 8V IMOTION FLEX Embr. Automatizada): -11,77%
5) Fiat Mobi
Versão básica (4P EASY 1.0 8V FLEX Mecânico): -5,37%
Versão topo (4P DRIVE 1.0 6V GSR FLEX Embr. Automatizada): -11,86%
6) Chevrolet Prisma
Versão básica (4P JOY 1.0 8V FLEX Mecânico): -8,94%
Versão topo (4P LTZ 1.4 8V FLEX Automático): -9,37%
7) Volkswagen Polo
Versão básica (4P 1.0 12V FLEX Mecânico): -7,46%
Versão topo (4P HIGHLINE 200 TSI FLEX Automático): -2,03%
8) Renault Kwid
Versão básica (4P LIFE 1.0 12V SCe Mecânico): -4,87%
Versão topo (4P INTENSE 1.0 12V SCe Mecânico): -5,08%
9) Jeep Renegade
Versão básica (4P 1.8 16V AT6 FLEX Automático): -18,58%
Versão topo (4P TRAILHAWK 4X4 2.0 TB AT9 Automático): -13,59%
10) Fiat Argo
Versão básica (4P 1.0 6V FLEX Mecânico): -11,40%
Versão topo (4P HGT 1.8 16V FLEX Automático): -9,36%
VERSÕES BÁSICAS QUE MAIS PERDEM VALOR
Analisando as versões básicas que mais perdem valor, temos como destaque o Volkswagen Polo, que a versão básica apresentas uma diferença de 5,44% em depreciação a mais que a topo de linha. O modelo é seguido pelo Jeep Renegade, no qual o básico deprecia 4,99% a mais.
Em terceiro lugar, observa-se uma redução na diferença de depreciação, como o caso do Chevrolet Onix, no qual a diferença de depreciação entre as versões básicas e topo de linha é de 2,44%. Já a versão básica do Fiat Argo deprecia 2,05% a mais, seguido pelo Ford Ka, com uma diferença pequena de 0,5% entre as opções básicas e topo de linha.
Veja abaixo a relação das versões de entrada que depreciam mais que o modelo completo:
1) Volkswagen Polo
Versão básica: 4P 1.0 12V FLEX Mecânico
Versão topo: 4P HIGHLINE 200 TSI FLEX Automático
Diferença de depreciação no 1º ano: -5,44%
2) Jeep Renegade
Versão básica: 4P 1.8 16V AT6 FLEX Automático
Versão topo: 4P TRAILHAWK 4X4 2.0 TB AT9 Automático
Diferença de depreciação no 1º ano: -4,99%
3) Chevrolet Onix
Versão básica: 4P JOY 1.0 8V FLEX Mecânico
Versão topo: 4P ACTIV 1.4 8V FLEX Automático
Diferença de depreciação no 1º ano: -2,44%
4) Fiat Argo
Versão básica: 4P 1.0 6V FLEX Mecânico
Versão topo: 4P HGT 1.8 16V FLEX Automático
Diferença de depreciação no 1º ano: -2,05%
5) Ford Ka hatch
Versão básica: 4P S 1.0 12V FLEX Mecânico
Versão topo: 4P SEL 1.5 16V FLEX Mecânico
Diferença de depreciação no 1º ano: -0,50%
VERSÕES TOPO DE LINHA QUE MAIS PERDEM VALOR
Os veículos em que a versão completa apresenta maior perda de valor tem como destaque o Volkswagen Gol, com uma diferença de 7,59% na depreciação, seguido pelo Fiat Mobi, que contabiliza uma diferença de 6,5%. Em seguida, o Hyundai HB20 apresenta 4,50% de diferença na depreciação entre a versão topo de linha e básica. VERSÕES TOPO DE LINHA QUE MAIS PERDEM VALOR
Com pouca diferença de depreciação, a versão topo de linha do Chevrolet Prisma apresenta 0,43% de queda de valor a mais que sua opção básica, enquanto o Renault Kwid contabiliza 0,21% de diferença.
Confira abaixo a lista completa dos modelos em que o top de linha deprecia mais que a versão básica:
1) Volkswagen Gol
Versão básica: 2P G6 1.0 12V FLEX Mecânico
Versão topo: 4P G6 COMFORTLINE 1.6 8V IMOTION FLEX Embreagem Automatizada
Diferença de depreciação no 1º ano: -7,59%
2) Fiat Mobi
Versão básica: 4P EASY 1.0 8V FLEX Mecânico
Versão topo: 4P DRIVE 1.0 6V GSR FLEX Embreagem Automatizada
Diferença de depreciação no 1º ano: -6,50%
3) Hyundai HB20
Versão básica: 4P COMFORT 1.0 12V FLEX Mecânico
Versão topo: 4P PREMIUM 1.6 16V AT FLEX Automático
Diferença de depreciação no 1º ano: -4,50%
4) Chevrolet Prisma
Versão básica: 4P JOY 1.0 8V FLEX Mecânico
Versão topo: 4P LTZ 1.4 8V FLEX Automático
Diferença de depreciação no 1º ano: -0,43%
5) Renault Kwid
Versão básica: 4P LIFE 1.0 12V SCe Mecânico
Versão topo: 4P INTENSE 1.0 12V SCe Mecânico
Diferença de depreciação no 1º ano: -0,21%
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.
Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.
Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB também tem operação em Portugal. Oficialmente no Brasil desde outubro de 2017, a Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.
Sobre Cox Automotive
A Cox Automotive, Inc. está transformando a forma como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções para consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. A empresa global tem cerca de 34.000 membros na equipe, em mais de 200 escritórios em todo o mundo, que atendem mais de 40 mil clientes.
A Cox Automotive é uma subsidiária da Cox Enterprises Inc., uma companhia com sede em Atlanta cujas receitas ultrapassam US$ 20 bilhões. Para mais informações sobre a Cox Automotive, visite www.coxautoinc.com.