Quando foi apresentado, em 24 de junho de 2015, o Alfa Romeo Giulia corrigiu uma injustiça histórica com os carros da marca: a retirada da tração traseira. Impulsionado pelas rodas de trás e com um motor 2.9 V6 de 510 cv, o Giulia só arranca elogios daqueles que têm a chance de dirigi-lo e anda vendendo bem. Provavelmente por isso a Alfa Romeo decidiu corrigir outra injustiça: a falta de uma carroceria cupê. Segundo a revista britânica Autocar, ela será apresentada ainda neste ano, muito provavelmente no Salão de Paris. E trará 650 cv com a ajuda da tecnologia ERS, derivada da HY-KERS de F1.
Imaginado pelo pessoal do site X-Tomi Design já com o nome que provavelmente deve receber, Giulia Sprint, o cupê também terá uma versão 2.0 turbo com o sistema híbrido, capaz de gerar 350 cv, e deverá oferecer versões sem o sistema, com os motores que já se vê atualmente sob o capô do sedã: um 2.2 turbodiesel com 136 cv, 150 cv, 180 cv ou 210 cv e um 2.0 Multiair turbo de 200 cv ou 280 cv. Os câmbios são um manual de 6 marchas e um automático de 8.
Com a saída da BMW do mercado de hatchbacks com tração traseira, a partir da nova geração do Série 1, a Alfa também poderá trazer ao mercado um hatchback de 5 pontos, segundo a revista britânica. Como o mercado para modelos deste tipo é fortíssimo na Europa, há grandes chances de os órfãos da marca alemã migrarem para a Alfa. Ainda mais com um modelo tão elogiado quanto o Giulia é.