Depois de efetuar uma pré-venda bem-sucedida do modelo, com um desconto de até R$ 4.000, a Volvo finalmente apresentou à imprensa nesta quinta (17) a segunda geração do XC60. O SUV, agora fabricado sobre a nova plataforma modular da empresa, a SPA, será vendido em 3 versões.
A de entrada, chamada Momentum, sai por R$ 239.950. Na pré-venda, ela era oferecida a R$ 235.950. A intermediária, Inscription, foi de R$ 256.950 a R$ 259.950. A topo de linha, R-Design, passou dos anteriores R$ 266.950 para R$ 269.950.
Com 4,69 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e entre-eixos de 2,87 m, o novo XC60 usa um motor 2.0 de 4 cilindros turbinado que entrega 254 cv e 35,6 kgfm, sempre aliado a uma transmissão automática de 8 marchas. A Volvo também deve lançá-lo com a opção turbodiesel, de 235 cv, e a híbrida, chamada de T8, com 407 cv. A tração é integral.
Ainda que seja mais caro do que a geração anterior, o novo XC60 custa menos do que seus concorrentes diretos, como Audi Q5, BMW X5 e Mercedes-Benz GLC. Ele vem, desde a versão de entrada, com central multimídia de tela sensível ao toque de 9 polegadas, bancos dianteiros com regulagem elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico elétrico, rodas de liga leve de aro 19, faróis em LED direcionais, stop-start, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento (na frente e atrás), assistente de partida em rampa e freio de mão elétrico. Fora todos os sistemas de segurança pelos quais a Volvo já se tornou famosa.