A linha 2020 do Ford EcoSport trouxe uma novidade já antecipada pelo último Salão do Automóvel de São Paulo e que muitas pessoas gostariam de ver há algum tempo: a perda do estepe para fora do porta-malas. Em detrimento do visual aventureiro, a Ford decidiu abandonar o pneu flutuante atrás por duas razões: estética (deixando o SUV com uma tendência mais urbana, tal qual seus rivais) e segurança. Contudo, embora pareça uma alteração simples, a decisão impactou de maneira sensível a convivência com o carro – para o bem e para o mal –, como nós vamos detalhar nesta avaliação.
Partindo de R$ 100.890, a versão Titanium Plus, que recebeu esta novidade na linha 2020 e a que foi avaliada pela KBB Brasil, é equipada com motor 1.5 de três cilindros, capaz de render 137 cv. A configuração disputa seu espaço no mercado contra o Renault Captur Intense (R$ 91.690), Hyundai Creta Prestige (R$ 104.990) e o Honda HR-V EX (R$ 101.700), considerando apenas os rivais mais próximos do EcoSport em posição no ranking dos mais vendidos.
Do que você vai gostar no Ford EcoSport Titanium Plus
Julgar o design de um carro é algo subjetivo, mas é fato que o apelo da roda pendurada na tampa do porta-malas não condizia com uma abordagem contemporânea dos SUVs compactos. Se quando o EcoSport nasceu os utilitários ainda carregavam fortemente um apelo fora-de-estrada, hoje em dia tais modelos lotam as ruas dos grandes centros urbanos, por isso veio a calhar esta versão do SUV da Ford em linha com outros modelos do segmento. Além disso, as vantagens práticas de eliminar um obstáculo para realizar manobras de ré e deixar de se preocupar com possível furto do pneu são muito bem-vindas.
O abandono do esteope externo obrigou a Ford a adotar nesta versãod o EcoSport os pneus do tipo run flat, uma vez que não há espaço no porta-malas do modelo para abrigar um estepe. Esta mudança de tecnologia dos pneus do Eco produz benefícios e prejuízos. Começando pelo lado bom, o principal atributo dos pneus run flat é a capacidade de rodarem sem ar.
Devido à construção fortificada das bandas laterais, os pneus run flat são capazes de suportar o peso do carro ainda que haja perda de pressão (ou seja, mesmo que esteja furado), por 80 km a no máximo 80 km/h, segundo a fabricante. Logo, se houver qualquer sinistro com algum dos pneus em algum lugar ermo, o motorista não precisará parar o carro imediatamente, o que contribui para a segurança dos ocupantes.
A lista de equipamentos generosa do EcoSport é outro ponto forte do SUV, sobretudo no que diz respeito à conectividade por meio da central multimídia Sync3, que possui um dos softwares mais bem resolvidos e rápidos do mercado (além de ser compatível com Android Auto e CarPlay). Os itens de série da versão também corroboram o foco em segurança por conta dos 7 airbags e do alerta de tráfego traseiro, recursos exclusivos dele entre os SUVs compactos que citamos nesta matéria.
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Embora o EcoSporta ainda tenha uma dirigibilidade elogiável no que diz respeito à sua dinâmica para fazer curvas, com os novos pneus run flat houve uma sensível queda no conforto para os ocupantes a bordo. Como tais pneus são mais bem estruturados, eles têm menos elasticidade para ajudar a suspensão à absorver os impactos da rua, o que tornou a condução do Eco bem mais dura (ainda que a Ford tenha tentado compensar este revés com ajustes nas molas). Além disso, pneus run flat custam cerca de 50% a mais que um regular, o que causa um impacto significativo nas finanças.
A versão Titanium da linha passada do EcoSport era impulsinada pelo motor 2.0 de 176 cv, porém, com a troca de propulsor, o consumidor continua pagando praticamente o mesmo preço pelo o SUV, só que recebe um motor menos potente em troca. O propulsor tricilíndrico é moderno e capaz de entregar desempenho equivalente a blocos maiores mais antigos (como o 1.8 E.torQ da FCA) sem abusar do consumo, porém não dá para ignorar a diferença no vigor ao acelerar o carro ao compararmos com o motor mais potente (afinal, são quase 40 cv a menos).
Avaliação completa
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Na Ponta do Lápis
Veja como o Ford EcoSport Titanium Plus se sai comparado com seus rivais mais próximos no segmento:
Ficha técnica
Modelo | Ford EcoSport Titanium Plus |
Motor | 1.5, 12V, tricilíndrico, dianteiro, transversal, flex |
Potência | 137 cv a 6.500 rpm |
Torque | 16,2 kgfm a 4.500 rpm |
Câmbio | Automático, 6 marchas |
Tração | Dianteira |
Freios (d/t) | Discos ventilados / tambor |
Suspensão (d/t) | McPherson / eixo de torção |
Dimensões (C/L/A) | 4,09 m / 1,76 m / 1,69 m |
Entre-eixos | 2,52 m |
Peso | 1.310 kg |
Porta-malas | 356 litros |