A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (23), durante a comemoração do seu aniversário de 70 anos no Brasil, o lançamento do ID.4, o primeiro carro elétrico da marca no país. O modelo, que ainda não teve uma estimativa de preço divulgada, chega no segundo semestre de 2023.
“O ID.4 introduz na Volkswagen do Brasil uma tecnologia de altíssima eficiência energética e que tem forte potencial para a descarbonização. Ele é parte da ofensiva de 15 modelos elétricos e flex que iremos lançar na nossa região até 2025. Com ele, conectamos o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen”, explica Ciro Possobom, primeiro brasileiro a assumir o posto de CEO da Volkswagen do Brasil.
Como é o Volkswagen ID.4
Assim como o hatch ID.3, o ID.4 já vem sendo testado pela Volkswagen no Brasil desde 2021. O SUV elétrico é construído a partir da plataforma modular MEB, para veículos movidos a bateria. Pouco maior que um Jeep Compass, o ID.4 mede 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,63 m de altura e 4,58 m de entre-eixos.
O motor elétrico instalado na traseira gera 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 77 kWh de capacidade. Os dados de fábrica informam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima limitada a 160 km/h.
A autonomia do Volkswagen ID.4 é de 522 km. A bateria demora cerca de 40 minutos para recarregar 80% em instalações rápidas.
A lista de equipamentos de série conta com assistências de condução, como frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída de vaga, airbag central 9evita choque entre as pessoas em caso de acidente), ar-condicionado de três zonas, faróis interativos matriciais, lanternas em LED 3D, entre outros.