O novo ciclo de investimentos anunciado pela Volkswagen no dia 2 de fevereiro prevê, entre diversos lançamentos e a introdução da tecnologia híbrida flex, a produção de uma inédita picape intermediária.
A Volkswagen confirmou que a sua nova picape será fabricada em São José dos Pinhais (PR) a partir da plataforma MQB A0, mas não divulgou demais detalhes da novidade. No entanto, o site CarBuzz revelou que o modelo deverá se chamar Udara.
Projeções do deisgner Kleber Silva indicam como será o estilo da VW Udara
De acordo com a publicação, o nome Udara foi registrado pela Volkswagen na Alemanha junto com o código de projeto VW247, indicando que a picape deverá ser diferente do conceito Tarok, mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018.
De acordo com a Mobiauto, a Volkswagen tentou conceber uma picape baseada na Tarok, mas por não ser contemplada pelo regime de tributação que beneficia veículos produzidos no Nordeste - como é o caso da Fiat Toro - a fabricante alemã optou por um modelo tecnicamente mais simples.
Se a Volkswagen, de fato, seguir uma estratégia diferente da antecipada pela Tarok, que tinha porte parecido com o da Fiat Toro, tração integral e capacidade de carga de até uma tonelada, a futura picape deverá ter uma proposta mais parecida com a da nova Chevrolet Montana.
A Udara deverá aproveitar boa parte da estrutura do T-Cross, já fabricado no Paraná, como a suspensão dianteira, entre outros componentes, para reduzir os custos de produção.
A suspensão traseira, por sua vez, será de eixo de torção com componentes exclusivos para suportar cerca de 600 kg de capacidade de carga útil.
Prevista para estrear entre 2025 e 2026, a nova picape da Volkswagen chegará atrasada em relação às concorrentes, mas com motorização híbrida turboflex e com credenciais para aposentar a veterana Saveiro (ao menos as versões de cabine dupla).
Projeções: Kleber Silva/KDesigng