Encontrar em um único carro as características necessárias para reunir toda a família com a possibilidade de explorar rumos fora-de-estrada no Brasil não é tarefa fácil. Há poucas opções de modelos utilitários esportivos que combinem espaço para até 7 pessoas ao conjunto de habilidades requeridos para incursões off-road. Contudo, existe uma marca especializada neste perfil de consumidor, com a chancela de anos vitoriosos em ralis ao redor do mundo, que pode oferecer esses produtos no mercado. Trata-se da Mitsubishi. E, nesta matéria especial, vamos falar exclusivamente do Pajero Sport, cujas cinco principais qualidades o credenciam para assumir o papel de SUV versátil que o consumidor deseja.
- Autonomia em viagens
Equipado com motor 2.4 turbodiesel, o Pajero Sport resolve as duas principais preocupações de quem quer viver pegando estradas por aí. Primeiro, os 190 cv e 43,9 kgfm de torque garantem o desempenho forte o suficiente para entregar conforto sobre o asfalto e fôlego para encarar a terra. E, por ser abastecido com diesel e contar com tanque de combustível de 68 litros, o Pajero Sport pode rodar quase 800 km considerando a média de 11,7 km/l que ele é capaz de obter em rodovias.
- Robustez para as aventuras
A construção do tipo cabine sobre chassi é o que confere ao Pajero Sport a capacidade off-road que o consumidor exige para ter a tranquilidade de que está dirigindo um veículo verdadeiramente capaz de enfrentar aventuras fora-de-estrada. O conjunto é robusto o bastante para controlar torções e ainda entregar um nível de conforto condizente com seu porte, equilibrando uma condução macia para o asfalto e valente para a terra. Além disso, a carroceria do Pajero Sport oferece 30° de ângulo de entrada, 24,2° de ângulo de saída e até 45° de inclinação lateral, completando os atributos off-road do SUV.
- Tração 4x4 inteligente
O sistema Super Select II da Mitsubishi é de segunda geração no Pajero Sport, trazendo os benefícios da experiência da marca no Rali Dakar ao modelo disponível para o consumidor brasileiro. Ele conta com tipos diferentes de distribuição de tração (4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida); possiblidade de bloqueio do diferencial traseiro para equiparar torque entre as rodas de trás (independentemente da aderência); e quatro modos de condução pré-configurados para adaptar o veículo ao tipo de terreno que ele trafega. São eles: Gravel (cascalho), Mud/Snow (lama/neve), Sand (areia) e Rock (pedras). Ao selecionar qualquer um destes modos, o SUV altera o comportamento do motor, câmbio, sensibilidade do acelerador e distribuição de torque entre as rodas.
- Completo de série
A lista de equipamentos que acompanham o Pajero Sport é extensa. Ele conta com ar-condicionado de duas zonas com saídas para a segunda e terceira fileiras, central multimídia com tela touchscreen de 8'' compatível com Android Auto e CarPlay, sistema de câmeras de 360º, painel 100% digital, freio de estacionamento eletrônico, sensores de luz e de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e teto solar. Para a segurança, são 6 airbags, controlador de velocidade adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, assitente de mudança de faixa, detector de ponto cego, assistente de rampa, controlador de velocidade em descida e alerta de tráfego cruzado atrás.
- Espaço para todos
Com distância entre-eixos de 2,80 m, maior do que outros SUVs grandes do mercado, o Pajero Sport oferece amplo aproveitamento de cabine para todos os ocupantes. É possível acomodar até dois adultos na terceira fileira de bancos. Com estes últimos rebatidos, a capacidade do porta-malas é de 502 litros e pode subir para até 1.731 litros, caso a segunda fileira também esteja declinada.